Lista atualizada revela quais são TODOS os tipos de APOSENTADORIA ofertados pelo INSS; entenda cada uma delas

Está pensando em se aposentar? Confira quais são as modalidades e veja qual regra se aplica a você!

Se aposentar pode ser um processo burocrático, especialmente porque o Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) oferece diversas modalidades diferentes para cada caso específico. Dessa forma, é necessário avaliar em qual caso cada pessoa se encaixa para conseguir conquistar o benefício de uma forma mais simples.

Se você está pensando em se aposentar em breve, continue acompanhando o texto a seguir para conhecer todas as modalidades disponíveis e veja qual delas tem mais a ver com o seu caso.

Caso você esteja pensando em se aposentar, confira quais são as modalidades de aposentadoria que o INSS oferece e fique de olho na que mais conversa com seu caso!
Caso você esteja pensando em se aposentar, confira quais são as modalidades de aposentadoria que o INSS oferece e fique de olho na que mais conversa com seu caso! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Conheça as aposentadorias que o INSS concede

Por idade urbana e rural

Primeiramente, a aposentadoria por idade é uma das mais famosas, podendo se subdividir entre rural e urbana. A urbana, voltada para pessoas que trabalham na cidade, requer idade mínima de 65 anos para homens e de 60 anos para mulheres, sendo necessário ter 15 anos de contribuição.

Já no caso dos trabalhadores rurais, a regra indica que os homens devem ter 60 anos de idade, enquanto as mulheres devem ter 55 e o mínimo de contribuição continua sendo o mesmo, de 15 anos para ambos os casos.

Tempo de contribuição normal e do professor

Em seguida, temos a aposentadoria por tempo de contribuição, que pode se subdividir entre a tradicional e a do professor. No primeiro caso, os trabalhadores devem contribuir por 35 anos, enquanto homens, ou 30 anos, enquanto mulheres.

Já no caso dos professores, os homens devem ter contribuído por 30 anos, enquanto as mulheres devem contribuir por um período de 25 anos, incluindo atividades de magistério na educação no ensino médio, fundamental ou infantil.

Veja também: É verdade que as dívidas deixam de existir após cinco anos? Confira a VERDADE!

Por invalidez

Ademais, outra aposentadoria que chama atenção é a concedida por invalidez. Basicamente, podem ter acesso a ela aqueles que são considerados inaptos para voltarem ao trabalho após algum acidente ou aquisição de doenças. Para isso, é necessário passar por uma perícia médica com médicos representantes do INSS. Vale destacar que o trabalhador, para conseguir essa modalidade, não pode sequer ser realocado para outro tipo de trabalho.

Especial

Por fim, há também a aposentadoria especial, concedida aos trabalhadores que, durante algum tempo, estiveram trabalhando em serviços insalubres ou perigosos. Isso inclui exposição a agentes que trazem risco de saúde ou integridade física, como ruídos ou exposição a agentes químicos.

Benefícios além da aposentadoria

Lembrando que, além das aposentadorias, o INSS também trabalha com a conceção de outros benefícios, como é o caso de:

  • Auxílios, pagos por tempo determinado, como o reclusão, o doença ou o acidente;
  • Benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), para pessoas de baixa renda com 65 anos ou com deficiência;
  • Salário-maternidade para mães que estão prestes a ter filhos ou estão passando por um processo de adoção;
  • Pensão por morte, no caso de famílias que recebam dinheiro de um segurado do instituto que faleceu.

Veja também: Final de semana com NEVE após ciclone? Região será tomada por queda de temperatura!