Ligações GRÁTIS? Conheça mais um benefício do CadÚnico!

Saiba quais são as regras de concessão

Pouca gente sabe, mas existe a possibilidade de que determinadas famílias possam ter acesso a um telefone grátis, bem como ligações, isentas de tarifas absurdas. Trata-se, portanto, de mais um dos programas do Governo, que visa oferecer maiores possibilidades para todos os brasileiros. Assim, o foco esta em facilitar os meios de contato para famílias em situação de baixa renda.

O programa, portanto, disponibiliza uma série de ligações grátis, para milhares de famílias brasileiras. Acontece, portanto, que existem determinadas regras para o uso dessas ligações, bem como condições de contratação, que podem variar. Assim, é preciso entender como o ocorre o funcionamento do programa. Logo, é necessário conferir as regras atribuídas.

Ligações grátis
Regras do benefício / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona o benefício que permite ligações grátis

Antes de mais nada, como citado anteriormente, o benefício é proveniente de mais um dos diferentes programas ofertados pelo Governo Federal. Neste caso, portanto, trata-se do Acesso Individual Classe Especial (AICE), também conhecido como Telefone Popular. O programa visa abranger famílias classificadas na situação de baixa renda e/ou vulnerabilidade financeira.

Primeiramente, é necessário pontuar como ocorre o financiamento. De modo geral, o benefício visa disponibilizar 90 minutos mensais, para que os usuários possam realizar chamadas nacionais. Isto é, o programa não abrange ligações para outros países. Assim, uma das primeiras regras está em relação ao acúmulo de minutos. Os 90 minutos ficam disponíveis apenas durante um mês, portanto, se o beneficiário não utilizar o tempo concedido, ele será zerado ao próximo mês.

Ademais, existe uma taxa cobrada para uso das ligações. O valor pode variar entre os estados, mas normalmente, o preço fica entre R$13 e R$15 reais, também mensais. Logo, quando o usuário acaba com os minutos disponíveis antes do fim do mês, é possível contratar tempo adicionar em uma casa lotérica, como por exemplo. Contudo, é preciso entender o processo de concessão do Telefone Popular.

Veja também: FINALMENTE: confira a lista de bancos que vão oferecer o empréstimo do Auxílio Brasil

Como cadastrar-se

Antecipadamente, assim como a grande maioria dos benefícios do Governo, para que algum indivíduo possa ser um beneficiário, é necessário estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico). O cadastro pode ser feito através do aplicativo oficial (bityli.com/yMJVUWzk), disponível para Android e IOS. Para fazer parte do sistema, os usuários devem preencher todos os campos em branco com os documentos solicitados.

Assim, após realização do cadastro, o próximo passo consiste em consultar as empresas que oferecem o recurso, em plena parceria com o Governo, são elas, Oi, Vivo, Algar Telecom e Sercomtel. É possível efetuar o contato de forma presencial, porém, também há possibilidade de contatar um servidor através de uma ligação, através do canal de contato. Assim, segue a lista das empresas, bem como o canal de contato de cada uma:

  • 10315 – Telefônica/Vivo;
  • 10331 – Oi Região 1;
  • 10343 – Sercomtel;
  • 10312 – CTBC Telecom;
  • 10314 – Oi Região 2 (antiga área de atendimento da Brasil Telecom).

Ademais, para todos aqueles que desejam solicitar a contratação, é necessário dizer que o recurso implica a apresentação dos documentos pessoais. Portanto, o usuário interessado deve estar portanto, principalmente, o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o NIS (Número de Identificação Social). Por fim, caso o indivíduo seja indígena, é necessário apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

Veja também: AUXÍLIO BRASIL irá PAGAR o 13° SALÁRIO? Saiba o que diz o Governo