5G liberado: veja como ativar no seu celular

Entenda como é possível ter acesso a esta nova tecnologia, que foi autorizada a ser instalada em mais de 680 cidades brasileiras. Informação foi divulgada pela Anatel.

Você sabe como ativar o 5G no celular? Se não, é bom saber! Isso porque no dia 27 de março a tecnologia, na faixa de 3,5 GHz, será implementada em um total de 195 cidades do Brasil. Esta liberação foi confirmada recentemente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Mas, o que essa novidade significa na prática? Significa que operadoras de telefonia móvel vão poder introduzir a chamada versão pura da internet desta quinta geração – por isso o 5G – nestas cidades que serão listadas a seguir. Isso não significa que a implementação será imediata. É importante destacar que é um trabalho feito por etapas. No total, 682 cidades estão autorizadas a implementar o sinal.

5G liberado: veja como ativar no seu celular
Centenas de cidades estão com essa tecnologia liberada Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como ativar o 5G no celular? Tecnologia chegou em algumas cidades

Para ter esta tecnologia no celular, basta que o usuário possua um aparelho compatível, que normalmente são os mais modernos do mercado tecnológico. No entanto, no caso das TVs, é preciso que as pessoas troquem a antena parabólica por um kit digital, que permite a captação do fluxo do sinal 5G, que promete ainda mais qualidade na imagem e também no som.

A mudança de tecnologia é feita a partir da desocupação de faixas que foram apropriadas pelo sistema do Serviço Fixo por Satélite (FSS) e instala filtros para evitar que haja qualquer tipo de interferência. Só depois desse serviço é que o sinal deve ser efetivamente implementado.

Quase 200 cidades vão receber a nova tecnologia; confira

De acordo com a Anatel, 195 novas cidades vão poder ter acesso à tecnologia 5G. Entre elas, estão as seguintes: Arapiraca (AL); São Miguel dos Campos (AL); Parintins (AM); Eunápolis (BA); Itacaré (BA); Porto Seguro (BA); Salinas da Margarida (BA); Tanquinho (BA); e Terra Nova (BA).

Ainda fazem parte desta lista Vitória da Conquista (BA); Jijoca de Jericoacoara (CE); Sobral (CE); Anápolis (GO); Cumari (GO); Goiandira (GO); Jataí (GO); Leopoldo de Bulhões (GO); Rio Verde (GO); Capitólio (MG); Divinópolis (MG); Montes Claros (MG); Passos (MG); Dourados (MS); Três Lagoas (MS); Barão de Melgaço (MT); Chapada dos Guimarães (MT); e Jangada (MT).

A lista completa das cidades, que ainda conta com localidades dos estados do Pará, da Paraíba, de Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo podem ser conferidas por meio do próprio site da Agência Nacional de Telecomunicações, disponível no link https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/noticias/mais-195-municipios-terao-a-faixa-de-3-5-ghz-liberada.

É importante ressaltar que as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social ou tenham baixa renda podem solicitar a instalação do kit digital. O agendamento, a solicitação e o kit são totalmente gratuitos. Mais informações podem ser obtidas por meio do site do Siga Antenado, https://sigaantenado.com.br/, ou do número 0800-729-2404.

O objetivo do governo federal é atender as pessoas que não possuem condições de arcar com o alto valor dos equipamentos que são capazes de captar o sinal em 5G. Ainda é necessário cumprir alguns requisitos para receber o equipamento. Todas as informações estão no site do Siga Antenado.

Aprenda a carregar o celular de forma rápida

Apesar de tratar-se de uma situação completamente desagradável, é comum que os indivíduos precisem do aparelho celular, porém, no momento de maior urgência, o aparelho aparece descarregado. Assim, em alguns momentos, não é possível esperar para que o aparelho carregue completamente.

O que muita gente não sabe, no entanto, é que existem algumas formas de otimizar o carregamento do aparelho celular, diminuindo o tempo necessário da carga. São elas:

  • Sempre utilizar o carregador original;
  • Carregar o aparelho com ele desligado;
  • Ativar o modo avião;
  • Carregar o aparelho sem capinha, visto que, na maioria das vezes, a capinha atrapalha no carregamento;
  • Nunca utilize o aparelho carregando.

Celular lento e/ou travando? Saiba o que fazer

Apesar dos celulares contarem com sistemas operacionais e recursos extremamente revolucionários, é extremamente comum que determinados aparelhos apresentem falhas e/ou travamentos. Ao contrário do que muitos pensam, no entanto, é que existem algumas formas simples de resolver isso.

De forma mais clara, é possível otimizar o funcionamento e a resposta de um celular através de algumas orientações simples e práticas. São elas:

  • Evite deixar muitos widgets na tela inicial;
  • Opte por navegadores mais leves;
  • Opte por aplicativos que consumam menos espaço;
  • Sempre limpe o cachê dos aplicativos após o uso.
  • Apague aplicativos que não são úteis;
  • Opte por aplicativos na versão “Lite”;
  • Opte pelas opções de tela mais escura e menos brilho.

Também é sempre importante apagar mídias que não utilizadas e evitar o acúmulo de conversas em aplicativos de mensagem, como por exemplo, o WhatsApp.

Truques para celulares Android

Por fim, chegou a hora de trazer alguns macetes que poderão fazer toda a diferença na sua experiência como usuário de smartphones.

Selecionamos os principais truques para celulares Android que vão ajudar quem só usa esse tipo de telefone:

  • Evite usar muitos recursos e animações na tela inicial (como os widgets, por exemplo);
  • Sempre teste os melhores navegadores para o seu celular: o Firefox, por exemplo, pode ser melhor do que o Chrome muitas vezes;
  • Limpe os caches e evite deixar no celular apps que não está usando;
  • Sempre que disponível, baixe as versões lite dos aplicativos.