Liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil começa NESTA segunda? Confira as datas!

Entenda a concessão do crédito

Desde que anunciada, a modalidade do crédito consignado proveniente do Auxílio Brasil, é de extremo interesse da população. Isso porque, o empréstimo visa abranger todos aqueles que estão categorizados como beneficiários do programa, a fim de que possam solicitar determinado valor, com menores taxas de juros e melhores condições de pagamento.

Acontece, portanto, que mediante a “demora” para liberar a possibilidade de contratação, alguns critérios ainda precisavam serem estabelecidos, para enfim tornar a possibilidade de contrato real. Assim sendo, existem novas informações sobre a liberação do consignado, bem como a confirmação das instituições que poderão oferecer o crédito do Auxílio Brasil.

Começa a liberação
Atualizações sobre o consignado / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona o consignado do Auxílio Brasil

Antes de mais nada, faz-se necessário entender como ocorre todo funcionamento do crédito, desde as regras para concessão, até as normas para contratar. Primeiramente, como já mencionado, o empréstimo funciona na modalidade consignado. Isto é, os beneficiários terão que comprometer as parcelas recebidas do programa, a fim de darem uma garantia de pagamento.

Assim sendo, todos aqueles que se interessarem pela opção, ainda terão um limite de comprometimento. Os beneficiários poderão usufruir de até 40% do valor das parcelas, disponibilizando-as para o empréstimo. Essa porcentagem deve usar como base o valor fixo do Auxílio. Ou seja, R$400. Portanto, o comprometimento das parcelas poderá ser de até R$160.

Desse modo, também é de extrema importância conferir os prazos e taxas de pagamento. Segundo as informações divulgadas pelo Governo, existe um teto de juros, que corresponde ao valor máximo de aplicação da taxa. Esse teto é de 3,5%. Já em relação ao prazo de pagamento, os beneficiários terão que quitar a dívida em, no máximo, 24 meses. Isto é, 2 anos, após a contratação do crédito.

Veja também: Auxílio para MOTORISTAS: Perdi o prazo para fazer autodeclaração, e agora?

Novas atualizações da liberação

Como citado na parte introdutória, desde que a opção de crédito foi anunciada, os beneficiários interessados aguardam informações concretas. Isso porque, o empréstimo necessita de diferentes etapas para sua concessão. No entanto, ainda neste segunda-feira (10), os indivíduos poderão ter acesso às mais de 10 instituições que foram confirmadas para concederem o crédito. São elas:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco Agibank;
  • Crefisa;
  • Daycoval;
  • Banco Pan;
  • Banco Safra;
  • Capital Consig Sociedade de Crédito Direto;
  • Facta Financeira Crédito;
  • Pintos Créditos;
  • QI Sociedade de Crédito Direto;
  • Valor Sociedade de Crédito Direto;
  • Zema Crédito.

Assim sendo, segundo as orientações do Ministério da Cidadania, para solicitar o empréstimo, os interessados deverão entrar em contato com as agências mencionadas, pedindo para que um servidor responsável realize o processo de contratação. Todos os beneficiários deverão apresentar seus documentos pessoais, bem como a comprovação da qualidade de beneficiário do programa.

Além disso, o Ministério da Cidadania ainda informou que os indivíduos deverão responder um questionário, antes da concessão do crédito. O objetivo é entender qual a capacidade administrativa do cidadão, considerando o dinheiro, a fim de evitar que os beneficiários caiam em situação de superendividamento. Isso porque, para a grande maioria deles, as parcelas do Auxílio são a única renda. Por fim, o Governo informou que a Caixa Econômica Federal é o principal banco que concederá a liberação.

Veja também: AUXÍLIO BRASIL irá PAGAR o 13° SALÁRIO? Saiba o que diz o Governo