10 LEIS de trânsito do JAPÃO que vão te deixar de queixo caído!

Confira as leis de trânsito que estão deixando os motoristas brasileiros totalmente chocados; veja se é muito diferente do nosso país

Respeitar as leis de trânsito é um passo fundamental para garantir uma boa relação com os demais motoristas. Entretanto, nem sempre todos os países estabelecem as mesmas regras, e isso é um fato. Veremos, portanto, 10 leis de trânsito do Japão que vão te deixar de queixo caído!

Por mais que muitos pensem que as normas viárias sejam iguais para todo mundo, algumas nações propõem muitas distinções em relação ao que os motoristas podem ou não fazer no trânsito. Confira a seguir!

10 LEIS de trânsito do JAPÃO que vão te deixar de queixo caído!
Leis de trânsito chocantes do Japão! Foto: divulgação

Código de Trânsito Brasileiro

O Código de Trânsito Brasileiro é a legislação regulamentadora das normas viárias do nosso país. O CTB aborda vários aspectos do tráfego, incluindo regras para condutores, pedestres, veículos e órgãos fiscalizadores.

Com isso, são estabelecidas regras para obtenção e suspensão da CNH, definição de penalidades para infrações de trânsito e condições predeterminadas sobre a segurança dos veículos.

Nesse sentido, o Código contempla medidas voltadas para a segurança no trânsito, como a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança, cadeirinhas para crianças, capacetes para motociclistas, limites de velocidade e proibições de práticas perigosas.

Ademais, o CTB também estabelece diretrizes para o bom funcionamento da relação entre ciclistas e pedestres, com o objetivo de garantir sua segurança e integridade.

Por fim, é válido salientar que a normativa sofreu mudanças no decorrer dos anos, adaptando-se a diversas alterações na sociedade, como a inclusão de regras para o uso de celulares durante a condução.

Consequentemente, a conscientização que o Código de Trânsito estabelece a respeito da importância das leis de trânsito garante a segurança de todo brasileiro. Por isso, seguir o CTB é fundamental para reduzir acidentes e preservar a vida de muitas pessoas.

Saiba mais: Prefeitura abre vagas imediatas para guarda de trânsito: inscreva-se no Concurso!

10 leis de trânsito do Japão

Portanto, se você chegou até aqui com a leitura, muito provavelmente ficou curioso para saber o que tem de tão diferente nas leis de trânsito do Japão. Isso porque algumas delas deixarão você completamente chocado!

Para saber mais a respeito, então, basta prosseguir com a leitura e entender melhor quais são as principais diferenças para o CTB. Algumas das leis são graves e podem resultar até em prisão:

  • dirigir sob influência de álcool ou drogas – pena de 3 meses a 5 anos e multa de até 1 milhão de ienes;
  • dirigir sem habilitação ou com a mesma vencida – multa de até 300 mil ienes ou prisão de até 1 ano;
  • ultrapassar o limite de velocidade – ultrapassar o limite em mais de 50km/h é uma infração grave que pode levar à suspensão da habilitação por até 6 meses ou multa de até 100 mil ienes;
  • avançar o sinal vermelho (salvo em casos de emergência) – multa de até 50 mil ienes ou suspensão da habilitação por até 3 meses;
  • fazer conversão proibida – mesmas consequências de avançar o sinal vermelho;
  • estacionar em local proibido – multa de até 18 mil ienes ou remoção do veículo;
  • dirigir com celular na mão – multa de até 18 mil ienes ou suspensão da habilitação por até 1 mês;
  • conduzir sem cinto de segurança – multa de até 12 mil ienes para cada ocupante sem cinto;
  • transportar crianças sem cadeirinha – multa de até 12 mil ienes para cada criança sem cadeirinha; e
  • dirigir com farol apagado (mesmo em locais iluminados) – multa de até 9 mil ienes ou suspensão da habilitação por até 1 mês.

Veja também: Artimanha que garante evitar multas no trânsito pode pesar ainda mais no bolso: R$ 293,47!