ESTAS leis de trânsito podem te pegar de surpresa; confira!

Ninguém conhece todas as leis de trânsito que podem gerar multas e pontos na carteira, o que faz com que elas acabem dando uma dor de cabeça inesperada.

Todo mundo fica animado ao tirar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e só quer aproveitá-la para sair por aí pilotando seu carrinho. Entretanto, pessoas que acabaram de ter acesso ao documento podem não conhecer algumas leis de trânsito que podem dar uma dor de cabeça caso descumpridas, pois são pouco famosas.

Quer saber quais são essas leis para ficar esperto e evitar essas situações? Então continue nos acompanhando logo abaixo para conferir tudo o que separamos para você a respeito desse assunto!

Alguns motoristas desavisados podem acabar sofrendo multas e tendo pontos na carteira caso não sigam algumas leis de trânsito que são pouco conhecidas. Confira!
Alguns motoristas desavisados podem acabar sofrendo multas e tendo pontos na carteira caso não sigam algumas leis de trânsito que são pouco conhecidas. Confira! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Leis de trânsito que poucas pessoas conhecem

Primeiramente, caso você queira consultar se tem algum tipo de multa na carteira, saiba que pode consultar sua situação no site do Senatran (https://bityli.com/UabSRoOdi). Afinal, algumas multas são tão específicas que muita gente sequer tem ciência delas, por isso, confira abaixo cinco leia de trânsito que são pouco conhecidas, mas ainda geram multas e pontos na carteira.

Objetos no colo

Primeiramente, condutores que dirigirem com objetos no colo podem acabar ganhando multa, conforme dita a lei. A infração é considerada de grau médio, acarretando em um pagamento de R$ 130 e quatro pontos na carteira. Vale lembrar que dirigir com pets no colo também se enquadra aqui.

Molhar pedestres

Você provavelmente já viu (ou já passou por essa situação) alguns carros passando em poças de água em alta velocidade, jogando enormes ondas para cima, correndo o risco de molhar alguém que está a pé. Saiba que, se um pedestre for pego nessa brincadeira, o motorista pode levar multa por grau médio também.

Veja também: Novidade: já é possível tirar a CNH sem a AUTOESCOLA? Confira!

Falta de combustível

Sempre que for sair com seu carro, é bom conferir se você tem gasolina o suficiente para chegar ao local de destino sem precisar parar ou se vai conseguir abastecer durante o trajeto. Isso porque, se o carro ficar sem combustível no meio do caminho, ele terá que ficar parado na rua, o que configura uma violação por atrapalhar outros condutores. Portanto, os responsáveis deverão arcar com uma multa também de grau médio e pontos na habilitação.

Colocar o braço para fora do carro

Outra atitude que é bastante recorrente entre aqueles que dirigem é colocar o braço para fora enquanto pilotam o veículo. Vale destacar que, assim como os outros itens na lista, isso configura uma infração média, devido ao perigo de causar ou sofrer acidentes com esse tipo de ação. Além disso, o motorista deve ficar com as duas mãos ao volante enquanto dirige.

Ultrapassar carro em cortejo fúnebre

Um cortejo fúnebre nada mais é que uma procissão que ocorre através de veículos e cidadãos a pé ao lado do automóvel, que estão velando e levando uma pessoa que já partiu para o cemitério ou crematório.

É um momento de prestação de homenagem e ultrapassar um veículo que esteja prestando o cortejo (desfiles, procissões, formações militares e semelhantes também) é considerado uma infração de grau leve, fazendo com que o motorista receba três pontos na carteira e tenha que pagar R$ 88.

Veja também: ATENÇÃO MOTORISTAS: fazer ISTO pode suspender sua CNH de forma imediata!