Juros menores para empréstimos consignados pelo Auxílio Brasil? Confira o que será decidido

Presidente deseja traçar os novos rumos da economia brasileira partindo da visão da indústria financeira. Veja os detalhes.

Em reunião na tarde desta segunda-feira (8), o Presidente Jair Bolsonaro (PL) deseja traçar os novos rumos da economia brasileira partindo da visão da indústria financeira. O evento acontece com empresários da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), em São Paulo. Seria esse o caminho para juros menores para empréstimos consignados pelo Auxílio Brasil?

Pelo menos é o que apelou Bolsonaro. Na reunião, o chefe de Estado pediu aos banqueiros juros menores para a modalidade, que tem um limite de até 40% do valor recebido. Alguns dos maiores bancos como Bradesco, Itaú, Santander e Nubank, no entanto, não desejam adotar a modalidade de crédito sob a justificativa de estimular o endividamento de famílias de baixa renda. Outros já chegaram a oferecer a opção, mas com juros de quase 80%. Então, a seguir, saiba mais sobre.

Bolsonaro faz apelo. (Foto: Pixabay).

Juros menores para empréstimos consignados pelo Auxílio Brasil?

O novo Auxílio Brasil, agora com parcela de R$ 600, começa a ser pago nesta terça-feira (9). Um dia antes do início dos pagamentos, Jair Bolsonaro solicitou que os banqueiros concedam o empréstimo aos beneficiários do Auxílio Brasil.

“Faço um apelo para vocês. Vai entrar o pessoal do BPC (Benefício de Prestação Continuada) no empréstimo consignado. Isso é garantia; desconto em folha. Se vocês puderem reduzir o máximo possível. Pois ainda estamos atravessando o final da turbulência”, disse o presidente.

Isso acontece porque, mesmo com a iniciativa lançada, o Governo Federal não estipulou um limite à taxa de juros que vai ser cobrada. E, por conta disso, há uma preocupação no possível aumento no endividamento das famílias, as quais se encontram em situação de vulnerabilidade.

Veja também: CAIXA revela detalhes sobre o empréstimo consignado: Quem poderá solicitar?  

Consignado

A saber, a medida foi aprovada ainda na semana passada pelo por Bolsonaro, que sancionou a Lei que permite a contratação de empréstimo consignado para quem recebe o BPC e o Auxílio Brasil.

Com a sanção do presidente, o consignado está oficialmente liberado. Assim, as pessoas já podem fazer o pedido. Mas, de qualquer forma, a maioria dos bancos ainda aguardam pela regulamentação do Ministério da Cidadania.

Por fim, informações de bastidores dão conta de que a pasta só deverá liberar os detalhes do projeto em uma data mais próxima do período eleitoral. Então, até lá, a dica é esperar para que o cidadão consiga uma taxa de juros mais baixa.

Veja também: Veja como funciona o CLUBE do EMPRÉSTIMO: Brasileiros podem ganhar com o recurso?