Jorge Martin reencontra ritmo em Barcelona

O piloto espanhol Jorge Martin, atual campeão do MotoGP, deu um importante passo rumo ao seu retorno às competições ao voltar a treinar na pista de Barcelona.

Martin, que está enfrentando uma disputa contratual com a equipe Aprilia sobre uma cláusula de saída para 2026, pilotou uma motocicleta RSV4 no famoso circuito de MotoGP. Essa foi a primeira vez que ele ficou sobre duas rodas desde que sofreu fraturas nas costelas e danos pulmonares em sua única corrida desta temporada, realizada em Qatar no dia 13 de abril. Naquela ocasião, ele caiu e foi atingido por outro piloto, Fabio di Giannantonio.

Em sua rede social, Martin compartilhou sua empolgação ao escrever: “De volta à moto após 3 meses”. O retorno aos treinos é um sinal positivo para o piloto, que havia perdido os testes de pré-temporada e as primeiras corridas da temporada devido a lesões no pulso e no tornozelo, resultantes de dois acidentes graves: um durante os primeiros dias do teste em Sepang e outro durante um treinamento de Supermoto.

No entanto, apesar de retomar os treinos, os médicos impediram Martin de participar da próxima corrida do MotoGP, que ocorrerá no Sachsenring, na Alemanha, no próximo fim de semana. O doutor Angel Charte informou que houve “melhora significativa” nas fraturas das costelas do piloto, mas algumas delas ainda não consolidaram completamente.

Charte comentou que a evolução é muito positiva, mas indicou que Martin precisará de mais duas semanas para uma recuperação completa. Com isso, uma possível volta às competições poderia acontecer durante o Grande Prêmio da República Tcheca, que está agendado entre os dias 18 e 20 de julho. Essa corrida é a última antes do intervalo de verão do MotoGP. Caso não se recupere a tempo, Martin terá que aguardar até o Grande Prêmio da Áustria, marcado para o período de 15 a 17 de agosto, para retornar às pistas.