Cometi uma infração gravíssima mas já paguei a multa, minha CNH não será mais suspensa?

É importante lembrar que é responsabilidade do condutor manter seu endereço atualizado junto ao Detran, para evitar problemas relacionados ao recebimento de notificações.

Quando cometemos uma infração gravíssima no trânsito e somos autuados, uma série de consequências podem ocorrer. Além de ter que pagar uma multa mais elevada, muitas vezes temos que lidar com a suspensão da nossa Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Porém, uma dúvida bastante comum é: se eu já paguei a multa, a suspensão da minha CNH será revertida?

Foi autuado pelo Detran? Não se desespere. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Paguei a multa. Continuo suspenso?

Infelizmente, sim. Por falta de conhecimento, muitos acham quem o simples fato de honrar com a multa irá livrá-lo das penalidades que vieram com ela, mas isso não ocorre. Porém, algumas atitudes no processo ajudam na possibilidade de nulidade dessa multa, aumentando as chances de reverter o processo de suspensão.

Pagar a multa é apenas uma parte do processo após cometer uma infração gravíssima. Mesmo que você pague a multa o mais rápido possível, isso não impedirá que a suspensão da sua CNH seja efetivada. No entanto, pagar a multa de forma antecipada pode ser benéfico em relação à possibilidade de obter um desconto no valor da penalidade. É importante lembrar que, enquanto a penalidade da suspensão da CNH é válida, o condutor fica impedido legalmente de dirigir até que cumpra o período determinado pela penalidade. Caso o motorista seja flagrado dirigindo durante esse tempo, poderá sofrer mais penalidades e até mesmo ter sua CNH cassada.

Veja também: Novas MUDANÇAS estão previstas para a CNH B; se prepare, condutor!

É possível reverter?

A suspensão da CNH é uma medida punitiva aplicada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) quando o condutor ultrapassa o limite de pontos permitidos em sua carteira, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Mas, felizmente, existem algumas formas de reverter essa suspensão e garantir que a CNH seja restabelecida. A primeira coisa que você deve fazer é ficar atento ao prazo para a entrega da notificação de suspensão. Caso ela não seja entregue dentro do prazo estabelecido pela legislação, a suspensão pode ser facilmente revertida.

Outra possibilidade é entrar com um recurso junto ao Detran, contestando a validade da suspensão. Para isso, é necessário apresentar argumentos convincentes, como, por exemplo, comprovar a inexistência de infrações ou pontos na carteira, ou mesmo apresentar provas de um possível equívoco por parte do órgão de trânsito. Caso o erro tenha sido realmente seu, o pagamento rápido da multa pode oferecer possibilidade de nulidade da mesma. Anulando a multa, fica mais fácil pedir a anulação do processo de suspensão do direito de dirigir.

É importantíssimo contar com ajuda especializada nestes casos. Para aqueles que dependem de dirigir para trabalhar ou para suas atividades do dia a dia, é fundamental buscar auxílio profissional para lidar com a situação. Advogados especializados em direito de trânsito podem ajudar a recorrer da penalidade da suspensão da CNH e, em alguns casos, é possível até mesmo obter uma autorização judicial para dirigir durante o período de suspensão.

O importante é respeitar os prazos, ficar atento à notificações e, para isso, lembrar de checar se o seu endereço se encontra atualizado no banco de dados do Detran. Quanto antes tentarmos achar uma solução, maiores são as chances de conseguir voltar à normalidade.

Veja também: Tire sua CNH 100% GRÁTIS: lista já está disponível, confira!