Perigo! Itens que NÃO podem ser colocados na GELADEIRA

Os utensílios feitos de alumínio não devem ser guardados na geladeira, pois são capazes de liberar substâncias químicas prejudiciais para os demais alimentos armazenados.

A maior parte das pessoas não sabe, mas é necessário ter alguns cuidados com os recipientes que são levados para a geladeira, isso porque nem todos eles são indicados para serem refrigerados. Muitas vezes, as panelas, por exemplo, são levadas ao refrigerador para evitar sujar um número maior de recipientes, para que não se tenha mais louça para ser lavada. 

No entanto, esses itens não devem ser mantidos na geladeira, pois alteram a qualidade dos demais alimentos que estão armazenados, além de também ser prejudicial para o próprio eletrodoméstico. Portanto, confira a seguir os riscos de levar as panelas e outros utensílios de alumínio para o refrigerador!

Utensílios de alumínio não devem ser armazenados na geladeira. Foto: divulgação

As panelas não devem ser armazenadas na geladeira

A principal função do refrigerador é preservar e manter a vida útil dos alimentos em temperaturas que são adequadas. Por meio do armazenamento na geladeira, é possível reduzir o risco de proliferação de bactérias, o que também garante a segurança alimentar. 

Na geladeira, ainda é possível guardar outros itens, como medicamentos que são sensíveis ao calor e alimentos perecíveis, que devem ser mantidos refrigerados para que não estraguem com facilidade. Entretanto, é recomendado que estes itens não estejam armazenados em recipientes de alumínio, como é o caso das panelas. 

Dessa forma, não é ideal que as panelas sejam guardadas no refrigerador, pois isso pode aumentar a temperatura interna do aparelho. Com isso, a conversação dos demais alimentos que também estão armazenados na geladeira acaba sendo comprometida, de forma que a sua qualidade e tempo de duração são reduzidos. 

O que acontece é que durante o processo de resfriamento, a panela que é feita de alumínio, acaba recebendo muito calor, o que faz com que ocorra a alteração da temperatura do eletrodoméstico. Com isso, os alimentos têm a textura, aroma e sabor alterados. É possível perceber que manter estes itens dentro da geladeira pode não ser uma boa opção, especialmente quando a panela está quente, pois assim o processo de decomposição das demais comidas que estão refrigerando é ainda mais acelerado. 

Confira também: ESSES são os alimentos que mais PREJUDICAM a saúde: EVITE se quiser viver mais

Utensílios que não devem ser mantidos sob baixas temperaturas

Dentro os itens de alumínio, apenas as embalagens podem ser mantidas sob baixas temperaturas. Outros utensílios como talheres, copo e panelas não devem ser armazenados na geladeira. 

Estes utensílios possuem ligas de metais, que ao ficarem expostas à umidade, acabam passando por um processo de derretimento que libera substâncias químicas. Sendo assim, o ideal é que se opte por guardar os alimentos em potes de vidro ou plástico. 

Ao armazenar os alimentos de forma correta no refrigerador, é possível que eles sejam preservados por muito mais tempo. Além disso, isso ainda irá preservar a vida útil do eletrodoméstico, de forma evitar que ele seja danificado pelas substâncias químicas que são liberadas pelos utensílios feitos de alumínio. 

Saiba mais: 4 erros que você NÃO deve cometer ao usar a Air Fryer: risco de INCÊNDIO na cozinha!