Itens mais baratos em supermercados: veja as quedas de setembro
Antes de ir ao supermercado, a maioria das pessoas faz um leve exercício mental sobre o que pode e o que não pode gastar. É uma forma de driblar os preços e tentar encontrar opções que façam sentido para seu orçamento. Agora, com a chegada de setembro e a primavera, algumas coisas podem ficar mais baratas, trazendo um alívio para as famílias.
O que vai ficar mais barato
Segundo dados recentes, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) mostrou uma deflação de aproximadamente 0,14% no último mês. Essa redução se deve à nossa sazonalidade, além da forma como consumimos os produtos.
Falando especificamente dos itens que devem ter uma queda maior nos preços em setembro, temos a manga com uma diminuição de 20,99%, a batata-inglesa com 18,77% e a cebola com 13,83%. Outros produtos que também estão mais em conta são o tomate, com 7,71% de desconto, o arroz com 3,12%, e até as carnes que tiveram uma leve queda de 0,94%. No que se refere a bebidas e alimentos, a redução foi de 0,53% em agosto.
Para quem costuma fazer compras para casa, o impacto na cesta básica foi de uma queda de 1,02%. Em contrapartida, quem prefere comer fora notou um pequeno aumento de 0,71% no mês passado. O lanche teve um acréscimo de 1,44% e a refeição, 0,40%.
Com a chegada da primavera, a oferta de verduras, legumes e frutas nos supermercados tende a aumentar, contribuindo para a diminuição dos preços desses produtos. Assim, tanto a batata quanto o tomate podem ficar ainda mais em conta, e a diferença vai ser percebida nas compras do dia a dia.
Por exemplo, no Rio de Janeiro, a Associação de Supermercados do Estado (Asserj) comentou que a deflação do mês passado trouxe efeitos positivos até mesmo nas exportações para os EUA. O café caiu 0,32%, enquanto as carnes tiveram uma diminuição de 0,40%.
Esse cenário é uma boa oportunidade para aproveitar as ofertas e agregar variedade à mesa, especialmente nesta nova estação que está cheia de novidades.