Tome cuidado, ISSO pode suspender sua CNH ainda em 2022

Saiba como evitar

Atualmente no Brasil, existem mais de 75 milhões de pessoas que possuem uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O documento serve para comprovar que determinado cidadão, está apto para conduzir certo tipo de veículo. Isto é, é a forma de identificação de um motorista, que confirma que sua situação de condutor está seguindo todas às condutas da lei.

Dessa forma, existem algumas coisas que podem fazer com que o motorista tenha sua CNH suspensa. Essa suspensão significa que o condutor não está mais apto para conduzir qualquer veículo. Assim sendo, desde as mudanças da nova CNH, é válido entender quais são as regras aplicadas, e como o condutor pode evitar o veto de sua carteira.

Isso pode suspender sua CNH
Confira as regras / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que pode suspender sua CNH

Antecipadamente, algumas novas regras atribuídas à Carteira Nacional de Habilitação, entraram em vigor no ano de 2021, mais especificamente em abril. Em virtude delas, foram realizadas algumas alterações em relação aos condutores e as possibilidades da habilitação. Isto é, existem novas condições para aqueles que portam ou pretendem, uma CNH.

Antes de mais nada, a mais importante delas, está voltada para os motivos que levam sua CNH à suspensão. Antes, as regras para que um motorista perdesse sua carteira, variava em número menor de pontos. Isto é, existe um número máximo de pontuação que um indivíduo pode chegar, antes que perca o direito de conduzir um veículo. São as multas de trânsito as responsáveis pelo acúmulo de pontos.

Assim sendo, antes, para que um condutor tivesse sua carteira retida, ele precisava atingir a máxima de 20 pontos na CNH. Atualmente, portanto, a pontuação pode variar. Agora, as regras para suspensão da habilitação, são de 40 pontos para quem não tiver nenhuma infração gravíssima nos últimos 12 meses; 30 para aqueles que tiverem apenas 1 infração gravíssima, no mesmo período; 20 pontos em caso de duas ou mais infrações de mesma gravidade, considerando o período mencionado.

Veja também: Tirar CNH de graça ainda é possível? Veja como!

É possível recorrer à uma multa?

Antecipadamente, a reposta é sim. Há possibilidade de um condutor recorrer à uma multa em sua carteira. No entanto, pode acontecer do requerimento ser negado. Isto é, o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), pode considerar seu pedido como algo irreversível. Ou seja, mesmo que o cidadão opte por recorrer, não existe garantia de que a CNH ficará sem multas.

Assim sendo, para recorrer, é preciso acessar o portal do DETRAN do seu estado. Isso porque, como o próprio nome já menciona, o DETRAN é um órgão estadual, portanto, existem sedes que variam à cada estado. Esse acesso pode ser feito de forma on-line, buscando pela plataforma em questão. Além disso, o período para tentar a contestação, é de 30 dias após a aplicação de multa.

Desse modo, é possível entender melhor como funciona esse requerimento, bem como o passo a passo necessário, através do canal de suporte do DETRAN. Como exemplo, o DETRAN-MG (bityli.com/IKGMXbMq). Por fim, também é possível ir, de forma presencial, até um ponto do órgão em sua cidade. É preciso portar os documentos pessoais, bem como a CNH e a documentação da multa em questão.

Veja também: Lista reúne 5 multas de trânsito auto suspensivas: se você fizer ISSO, perderá sua CNH