Fazer ISTO pode ajudar a APROVAR sua APOSENTADORIA; confira

Aposentadoria pode ser consegui de maneira simples seguindo algumas dicas.

A aposentadoria é algo que a grande maioria dos trabalhadores desejam. Esse momento, muitas vezes esperado para o descanso, pode acabar se tornando um problema para algumas pessoas.
Isso porque por conta das dificuldades burocráticas para conseguir o valor, alguns trabalhadores acabam mesmo desistindo. Esse processo está sendo resolvido pelo INSS mas ainda está longe do ideal de funcionamento. 

Fazer ISTO pode ajudar a APROVAR sua APOSENTADORIA; confira
Entenda como conseguir o benefício – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Aposentadoria do INSS

De acordo com informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cerca de 200 mil aposentadorias são requeridas para o órgão. Deste total, apenas 50 mil são concedidas de maneira automática. 

Observando esses dados, é possível observar que a cada quatro pedidos de aposentadoria realizados, três serão negados pelos robôs que analisam a documentação. Vale destacar que desde o mês de maio deste ano, esse processo de análise está acontecendo através de um sistema que utiliza a inteligência artificial (IA). 

De acordo com alguns profissionais e especialistas no assunto, as pessoas que possuem mais chances de ter o pedido aprovado são aquelas que reuniram os documentos com antecedência e estudaram o processo de requerimento do INSS. 

Dessa maneira, é necessário oferecer para o órgão o contracheque, carteira de trabalho, contrato de trabalho, carnê de contribuição e preencher todos os requisitos da aposentadoria. Além disso, também é muito importante estar com todos os dados atualizados no Cadastro Nacional de Informações Social (CNIS). 

O especialista em Direito Previdenciário, Rômulo Saraiva, comenta que o extrato de contribuição é o documento mais importante. Isso porque é nele que estão todas as anotações da entrada e saída dos empregos, recolhimentos e tempo especial. Assim, com base nos dados comentados, o robô realiza a permissão ou não do pedido. 

Saiba mais: Aposentadoria com 51 anos? Saiba qual a idade definida pelo INSS

Analise limitada

Para o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Diego Cherulli, os interessados devem estar muito atentos aos pedidos e documentos. Isso porque o sistema pode acabar aprovando o benefício básico para aqueles que têm direito de receber uma quantia maior. Por isso, o profissional explica que a análise da IA é bastante limitada.

Cherulli comenta que esse processo deve ser realizado de uma maneira ampla, porém o robô consegue apenas ter uma análise restrita das informações do CNIS. Dessa maneira, algumas situações necessitam de provas como o tempo recolhido mesmo fora do prazo, atestados de incapacidade, dentre outros pontos. 

Dessa maneira, caso a pessoa perceba que não está recebendo o suficiente, vale entrar com um recurso junto ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) ou ainda pedir uma revisão dos valores. 

De acordo com o INSS, os casos que são indeferidos acontecem apenas quando os requisitos mínimos não são respeitados. Dentre eles pode-se citar: tempo de contribuição insuficiente, idade abaixo do solicitado, não ter qualidade de segurado, dentre outras opções. 

O órgão ainda comenta que o requerimento poderá ser concluído de maneira automática, sendo concedido ou deferido. Porém, no segundo caso, se a pessoa tiver interesse ele poderá passar por uma análise de funcionários da autarquia. Neste caso estas pessoas realizam a conferência da documentação manualmente, observando se houve algum problema quanto à leitura da IA. 

Veja também: INSS oferece 13 tipos de aumentos em aposentadorias e benefícios; confira quais você pode ter direito