Estou ISENTO do Imposto de Renda 2023, ainda preciso enviar a DECLARAÇÃO? Tire suas dúvidas!

Como muitos já devem saber, nem todo cidadão brasileiro é obrigado a declarar o Imposto de Renda. Mas, enviar a declaração pode oferecer vantagens. Entenda melhor!

Como é de conhecimento geral, acontece anualmente em nosso país as cobranças de inúmeros tributos. Esses, por sua vez, servem para realizar a manutenção de diversas áreas importantes que compõe a nossa sociedade. Um desses impostos famosos é o Imposto de Renda (IR).

O Imposto de Renda informa às autoridades fiscais a respeito de todos os rendimentos que um contribuinte conseguiu durante o ano anterior. Para esse ano de 2023, o governo federal realizou inúmeras mudanças no funcionamento do Imposto de Renda. Portanto, cidadãos brasileiros que irão efetuar a declaração do IR devem se manter bastante atentos para não cometerem nenhum tipo de erro.

Entenda o que deve ser feito. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Entenda como o Imposto de Renda funciona

O ano de 2023 será, sem sombra de dúvidas, um ano de muitas transformações para o Imposto de Renda. Por decisão do governo federal brasileiro, um dos tributos mais importantes do nosso país deve sofrer alterações para que possa operar melhor. Sendo assim vamos tentar compreender rapidamente o funcionamento tradicional do tributo, e o que deve mudar ainda esse ano para os contribuintes.

Como já mencionamos anteriormente, o Imposto de Renda informa à Receita Federal a respeito de todos os rendimentos que um contribuinte conseguiu no ano anterior. Além disso, devem ser incluídos na declaração bens, como imóveis e veículos, que possam estar no nome do contribuinte. O preenchimento da declaração, entretanto, costuma ser complicado e pode confundir os cidadãos.

Por isso, então, a primeira modificação que brasileiros devem notar a respeito do Imposto de Renda esse ano é o prazo para enviar a declaração. O período para o envio das declarações é mais longo esse ano, o prazo começou no dia 15 de março e deve ir até o dia 31 de maio. Os contribuintes devem se utilizar desse tempo mais longo para evitar erros e problemas com a Receita Federal.

Veja também: Presentes também entram no Imposto de Renda? Conheça as regras da declaração

Devo declarar o imposto mesmo estando isento?

O prazo maior para o envio das declarações não é a única mudança no Imposto de Renda. Podemos afirmar, ainda, que o prazo maior não é nem mesmo a mudança mais significativa. Isso porque a alteração que realmente deu o que falar foi a mudança na faixa de isenção.

Por ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ficou estabelecido um alargamento na faixa que isenta cidadãos brasileiros do Imposto de Renda. Sendo assim, todo cidadão do país que possuir rendimento mensal de até 2 salários mínimos  não terá que realizar a declaração de forma obrigatória.

Essa notícia vem como alívio para muitas pessoas que não terão que desembolsar nenhum centavo com o imposto. Entretanto, a isenção somente deve ser aplicada a partir de 2024, pois a mudança deve ser oficializada somente no dia 1º de maio deste ano. Para 2023, os contribuintes que tiveram rendimentos mensais menores que R$ 1.903 em 2022 estão isentos e não precisam declarar.

Embora a declaração para pessoas dentro dessa faixa deixe de ser uma obrigação, declarar o IR mesmo assim pode ser muito benéfico. A declaração não obrigatória demonstra para a Receita Federal a vontade do cidadão em prestar suas obrigações e assim, estabelece uma relação entre o contribuinte e o órgão fiscal. Então, se você que cair nas graças da Receita, sugerimos fortemente a declaração, mesmo quando não há necessidade.

Veja também: Veja quais são as novas regras para declarar dependentes no Imposto de Renda 2023