Ainda dá tempo de pedir a isenção de taxa do Enem 2022: Confira quem tem direito!

Veja quem tem direito a pedir isenção; leia na matéria.

Uma preocupação dos jovens brasileiros é a chegada da data do Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio é o responsável pelo ingresso de milhares de alunos nas Universidades Públicas. Porém antes de se preocupar com o momento da prova, é necessário não esquecer as datas de matrícula. 

Para aqueles que podem solicitar a isenção da taxa, é importante ficar atento ao prazo. No dia quinze de abril termina o prazo para os estudantes pedirem a isenção da taxa de inscrição do Enem. No exame do ano anterior, o valor já estava em R$85 reais. Para fazer o pedido é necessário acessar a Página do Participante. 

Ainda dá tempo de pedir a isenção de taxa do Enem 2022: Confira quem tem direito! / Imagem: Divulgação.

Quem pode ter isenção? 

Sabemos que para muitos jovens, a vida financeira já se mostra difícil. Com a necessidade de pagar a taxa para a realização da prova do Enem, muitos poderiam acabar não fazendo pela falta de condições financeiras. Para que ninguém fique sem a oportunidade de fazer a prova, existe a possibilidade de pedir a isenção da matrícula. Porém, para solicitar esse benefício é preciso obedecer a alguns requisitos. 

Podem solicitar a isenção da taxa de inscrição aqueles que são estudantes matriculados na última fase do Ensino Médio das escolas públicas. Porém para alunos de escolas particulares também há uma oportunidade. Os bolsistas integrais de escolas privadas também podem demandar a isenção da taxa. 

Veja também: Quais estudantes podem solicitar a isenção no Enem 2022? Tire suas dúvidas!

Como solicitar a isenção? 

Em primeiro lugar é preciso entender que o pedido para a isenção da taxa não é automático. Também devemos lembrar que o ato de fazer a inscrição no exame e de pedir a isenção são questões separadas. Mesmo após demandar a isenção é preciso se inscrever no exame dentro do período específico. 

Saiba que no processo de pedir o benefício você terá que portar alguns documentos. Para os alunos que estudam em escolas públicas é preciso apresentar histórico escolar que comprove o estudo de todos os anos do ensino médio em escola pública. Para os alunos das escolas privadas, é preciso mostrar comprovante de bolsa integral. 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, será possível saber se seu pedido foi aceito no dia 22 de abril. Caso o pedido do candidato seja negado será possível recorrer até a data de 29 de abril. O resultado para aqueles que recorrerem será liberado no dia 6 de maio. 

Mais uma vez, é bom salientar, que aqueles que tiverem a isenção de taxa aceita devem fazer suas inscrições normalmente. Os prazos gerais da prova, como data e local, serão divulgados nos meses seguintes através do edital do exame.

Veja também: Pedidos de isenção para o Enem 2022 e justificativa de ausência no Enem 2021 já iniciaram nesta segunda (4); veja o prazo