Ir ao banheiro de madrugada é um mau hábito? Significa que estou com algum problema?

Grande parte da população tem o hábito de ir no banheiro durante a noite.

Quando estamos em um dos melhores momentos da noite, quando o sono está mais intenso, muitas vezes aparece a vontade de ir ao banheiro. Essa é realmente uma situação bastante chata. Porém, é algo que muitas pessoas enfrentam. 

Esse costume que, para uma parcela da sociedade, pode ocorrer diariamente, acaba deixando muitas pessoas em dúvida. Isso porque grande parte delas não sabe se esse pode ser um indicador de problemas de saúde. 

Ir ao banheiro de madrugada é um mal hábito? Significa que estou com algum problema?
Saiba o que pode estar ocorrendo com o seu organismo – Imagem: Divulgação

Ir ao banheiro de noite é ruim?

Acordar a noite para ir ao banheiro uma vez ao outra não é indicativo para se preocupar, pois essa vontade está dentro da normalidade. Isso pode ocorrer em dias que a pessoa consumiu uma grande quantidade de cafeína ou mesmo tomou bebidas alcoólicas durante o dia. 

É esperado que nessas situações a bexiga acabe ficando um pouco sobrecarregada. Porém, é importante passar a perceber quando isso deixa de ser algo eventual para se tornar um hábito noturno. 

Algumas substâncias do nosso cotidiano possuem alguns efeitos diuréticos, ou seja, aumentam o processo de pressão nos rins, o que ocasiona uma vontade de urinar em poucos espaços de tempo. 

Sendo assim, quando o indivíduo consome algum tipo de produto com essa característica ou mesmo medicamentos, é normal que a vontade de ir ao banheiro apareça várias vezes durante a noite. 

Dentre os alimentos que podem causar esse tipo de vontade está o álcool, a cafeína e também alguns medicamentos voltados para pressão alta. Assim, a pessoa passa a sofrer da chamada noctúria, que seria a o costume de urinar várias vezes pela noite. 

Saiba mais: Conheça as principais profissões que causam desânimo e esgotamento: cuide da sua saúde!

Quais outras causas?

Se você não costuma consumir esses tipos de alimentos e nem tomar medicamentos que aumentam o fluxo de urina, pode ser que o problema seja hormonal. Isso porque qualquer mudança hormonal pode ter um grande impacto no metabolismo. Seja diminuindo ou acertando as suas funções biológicas. 

Outras causas podem ser, por exemplo, a gravidez. Quando a mulher está no processo de carregar seu filho dentro da barriga, é comum que com o crescimento do feto, a bexiga passe a ser empurrada para baixo, o que causa uma diminuição e então, uma maior necessidade de ir ao banheiro. 

Já em homens, por exemplo, a causa pode estar ligada a uma hiperplasia prostática benigna. Essa característica pode causar o aumento da próstata e também ocasionar a dificuldade de contenção da urina. 

No que atrapalha?

Muitas pessoas podem alegar que ir ao banheiro durante a madrugada não atrapalha em nada suas vidas. Porém, a grande parte se sente muito incomodada de precisar levantar para fazer xixi. 

Mas, na realidade, esse problema pode causar muitas outras situações. Ao precisar acordar para esvaziar a bexiga, a pessoa acaba tendo seu sono interrompido, o que acaba por prejudicar a qualidade. 

Conforme essas situações vão se acumulando, a pessoa passa a noite dormindo mal, o que pode ser visto durante o dia, onde provavelmente se encontrará cansaço. Sendo assim, é de extrema importância ir em busca da causa desse desconforto para tratá-lo. 

Buscar um médico é o primeiro passo para resolver uma possível doença. Além disso, ter hábitos mais saudáveis como uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação mais balanceada podem ajudar grandemente neste problema. 

Veja também: Sentindo enjoo e cansaço? Isso pode ser um sintoma grave de saúde