Instagram libera 2 novidades INCRÍVEIS; saiba como vai funcionar

A Meta vai liberar o agendamento de publicações no próprio aplicativo, para algumas contas, e aprimorar a ferramenta de edição de Reels.

O Instagram liberou duas novidades que há tempos eram solicitadas pelos seus usuários. Os novos recursos vão trazer mudanças no agendamento de publicações e na criação dos conteúdos. O intuito é fortalecer a rede social e atrair mais pessoas para a plataforma.

O anúncio foi feito durante a Creator Week de 2022, que aconteceu na última semana. Antes da atualização era preciso usar o Meta Business Suite ou um aplicativo de terceiros para conseguir realizar o agendamento dos posts. No entanto, as opções eram limitadas e não incluiam o Reels.

Mas somente algumas contas vão poder usar as ferramentas, pelo menos por enquanto. Neste primeiro momento, o agendamento também não estará disponível para todos os tipos de publicações, os posts de parcerias pagas e com tags de produtos ficarão de fora.

Instagram libera 2 novidades INCRÍVEIS; saiba como vai funcionar
As novidades incluem ferramentas adicionais no Instagram e Facebook. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Novidades do Instagram

Agendamento de publicações

O agendamento de postagens é a grande novidade anunciada pela Meta para o Instagram. Os usuários poderão agendar carroséis, Reels, fotos e demais conteúdos diretamente pelo app, com até 75 dias de antecedência. Contudo, neste primeiro momento apenas as contas profissionais vão poder realizar o agendamento.

A empresa também destacou que os conteúdos de parceria paga e com tags de produto, ainda não poderão ser agendados, o que deve ser incluído em breve.

Edição de Reels

A criação de conteúdo também ganhará novas opções, com a valorização dos vídeos curtos. O Reels terá novas ferramentas de edição, com a inclusão de ferramentas para facilitar esse processo. Entre as novidades está a sincronização dos vídeos com áudios no momento correto.

Atualmente, o editor de vídeos do Instagram é um dos pontos negativos que os usuários mais reclamam, eles afirmam ter que recorrer a outros aplicativos para editar os conteúdos. Ao melhorar o recurso a Meta vai permitir que as pessoas produzam e editem tudo pelo próprio app e diminuir a desvantagem em relação ao TikTok.

Veja também: FINALMENTE: ferramenta muito esperada é anunciada no Instagram, confira

Compartilhar vídeos de outros programas

Além dessas novidades no Instagram, haverá a possibilidade de compartilhar vídeos curtos de outros programas diretamente para o Facebook e Instagram, através da API integrada. Os apps contemplados são: Videoleap, Reface, Smule, VivaVideo, SNOW, B612, VITA e Zoomerang.

Isso sem falar da novidade anunciada uma semana antes, que permite publicar NFTs de vídeos por meio da integração com o mercado OpenSea. Será possível exibir as coleções como galeria, com informações sobre o conjunto e um modo de visualização integrado.

Veja também: Usuários que fizerem ISSO podem ter a conta do Instagram BANIDA; entenda!

Monetização do Facebook

A Meta também anunciou novidades para o Facebook, com mudanças na monetização do compartilhamento de receita de músicas, permitindo que os criadores de conteúdo e detentores dos direitos musicais ganhem mais dinheiro com os vídeos.

Vai funcionar assim, sempre que um usuário usar 60 segundos ou mais de uma música licenciada nos vídeos do Facebook, ele poderá ganhar dinheiro com os anúncios in-stream. Uma parte do valor será destinada aos proprietários dos direitos autorias daquela canção.

Os perfis também vão passar por mudanças, com a chegada do modo profissional. A nova configuração será uma forma de reforçar a imagem pública sem abrir mão do perfil profissional, assim não será preciso criar uma conta separada para fazer lives ou vender produtos, por exemplo.

O perfil profissional vai fornecer informações que atualmente são exclusivas das contas de marcas ou empresas, como o acesso as métricas e recursos educacionais.

Veja também: Instagram MODIFICADO permite navegar anonimamente; é confiável?