Milhões de beneficiários do INSS vão receber ligação do órgão nessa semana: fique ATENTO!

Se você é beneficiário do INSS, prepare-se para receber uma ligação do órgão! Veja porque a autarquia entrará em contato com os segurados e confira dicas para se proteger.

Ligação do INSS acontecerá ainda nesta semana! É isso mesmo: de acordo com os canais oficiais de atendimento da administração federal, o Instituto Nacional do Seguro Social deve entrar em contato com milhares de beneficiários a partir desta segunda-feira (25 de setembro). Portanto, se você recebe as aposentadorias, pensões ou auxílios assistenciais da autarquia, vale a pena ficar atento aos recados do órgão.

Ao atender uma ligação do INSS, você deve se certificar, primeiramente, de que realmente está falando com os representantes da autarquia. Afinal de contas, volta e meia, criminosos se passam pela equipe do órgão para aplicar golpes dos beneficiários. Nesse sentido, todo cuidado é pouco! Com isso em mente, confira abaixo porque o INSS vai ligar para os segurados, quem vai receber a ligação, e como evitar a ação de golpistas.

Veja quais beneficiários do INSS vão receber uma ligação do órgão nessa semana! Foto: divulgação Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br
Veja quais beneficiários do INSS vão receber uma ligação do órgão nessa semana! Foto: divulgação Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

INSS começa a ligar para os beneficiários nesta segunda-feira

De acordo com o site Agência Brasil – a agência oficial de notícias do Governo Federal – o INSS vai começar a ligar para os beneficiários nesta segunda-feira, 25 de setembro.

O governo não divulgou a quantidade de segurados que serão notificados pela autarquia, mas de acordo com informações prévias compartilhadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social, aproximadamente 1 milhão de beneficiários devem receber a ligação do INSS.

Desse modo, surge a dúvida: afinal, por que o INSS vai ligar para os beneficiários? Falaremos mais sobre isso abaixo.

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Tome cuidado com os golpes ao receber a ligação do INSS!

Em uma nota oficial à imprensa, o INSS alerta sobre a ação de golpistas que se passam por atendentes da instituição com o objetivo de praticar fraudes com os dados dos beneficiários.

O Instituto Nacional do Seguro Social, nesse sentido, deixa bem claro que, quando os segurados receberem a ligação do órgão, o número (11) 2135-0135 aparecerá na tela de chamada do smartphone.

Atenção! Este número não recebe chamadas diretas ou mensagens pelo WhatsApp. Em outras palavras, o INSS pode usar esse número para entrar em contato com você, mas você não pode utilizar o mesmo telefone para acionar o INSS.

“Caso o cidadão fique em dúvida se deve atender a ligação ou ache que é vítima de golpe, basta fazer uma chamada gratuita para o número 135. O número do SMS da Central 135 continua sendo o 28041. Portanto, se receber uma mensagem no celular com esse número é o INSS entrando em contato”, explicam os representantes do órgão.

Além disso, o INSS nunca entra em contato com os segurados para solicitar número de documentos, fotos para a comprovação da biometria facial, número da conta corrente, senha bancária e outras informações pessoais.

“Se receber ligação solicitando suas informações ou foto de documento, fuja. É golpe!”, completa a nota do INSS.  

Por que os beneficiários do INSS vão receber a ligação?

Com a ligação para os beneficiários do INSS, o Governo Federal tem o objetivo de agilizar a concessão do benefício de incapacidade temporária – também conhecido como auxílio doença – por meio do Atestmed.

Dessa forma, os solicitantes vão receber a ligação do Governo para garantir o benefício de maneira simplificada, o que deve resultar em uma considerável diminuição na fila de espera do órgão.

Segundo a administração federal, a fila do INSS para a realização de perícia médica relacionada à concessão de benefícios da autarquia já conta com mais de 1,1 milhão de pessoas.

Destes brasileiros, 627 mil aguardam as perícias médicas iniciais, e outros 250 mil esperam ansiosamente pelos exames do Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS). Além disso, 300 mil brasileiros estão na fila para “outros tipos” de perícia.

Quem vai receber a ligação do INSS?

O INSS deve ligar, ainda nesta semana, para os segurados que aguardaram mais de 45 dias para a concessão do benefício de incapacidade temporária.

Nesse sentido, se você solicitou o auxílio-doença há mais de 45 dias, e ainda não teve o benefício liberado, provavelmente receberá a ligação do INSS.

Vale lembrar que, por meio do Atestmed, o prazo máximo para a concessão dos benefícios é de 180 dias. Nas situações em que os pagamentos são negados, os segurados também têm um prazo de 15 dias para recorrer da decisão e fazer um novo requerimento.

Para o recebimento do benefício de incapacidade temporária, o envio da documentação é realizado, exclusivamente, pelos canais digitais de atendimento do INSS: Meu INSS (aplicativo disponível para celulares com o sistema operacional Android e aparelhos da Apple que utilizam o iOS) e Central de Atendimento 135.

Atenção! Se você fizer um requerimento por meio da Central de Atendimento do Órgão, e não enviar a documentação necessária, o pedido ficará pendente até a anexação dos documentos.

Agora, quando a análise documental não permitir a concessão do documento, seja pelo não cumprimento dos requisitos do INSS ou pela inserção de dados inconsistentes, os (potenciais) beneficiários têm a possibilidade de agendar um exame médico presencial.

Para isso, o beneficiário em questão terá que entrar em contato com a autarquia e agendar o exame em uma clínica credenciada.

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Quais documentos são necessários para a solicitação?

Na hora de apresentar a documentação necessária para a liberação do auxílio de incapacidade temporária, os brasileiros devem tomar muito cuidado!

O Governo Federal deixa bem claro que a documentação médica ou odontológica a ser apresentada deve ser completamente legível, sem rasuras e erros. Abaixo, você pode conferir a lista completa de documentos:

  • Nome completo do segurado (comprovado por carteira de identidade ou CPF);
  • Data de emissão do documento (até 90 dias antes da data de início do requerimento);
  • Diagnóstico por extenso, ou;
  • Código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
  • Assinatura e identificação do profissional emitente (com nome e registro no conselho de classe ou carimbo);
  • Data do início do afastamento ou repouso;
  • Prazo necessário estimado para o repouso.

Ainda tem dúvidas sobre o benefício de incapacidade temporária do INSS? Deseja conferir mais detalhes sobre os pagamentos e o processo de perícia? Acesse o site oficial para solucionar todas as questões: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-beneficio-por-incapacidade-temporaria-auxilio-doenca.