INSS vai bloquear benefícios de quem não fizer a prova de vida? Saiba a VERDADE!

A prova de vida é um procedimento que sempre causa muito nervosismo nos beneficiários. Veja se ela pode cancelar a concessão de benefícios do INSS!

Em um comunicado recente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trouxe alívio para milhões de aposentados e pensionistas em relação à obrigatoriedade da prova de vida presencial. 

Essa decisão impacta positivamente na vida de quase 3 milhões de segurados que, por diversos motivos, não conseguiram validar suas informações durante o cruzamento de dados. Entenda o caso!

A prova de vida é um procedimento obrigatório anualmente, mas será que o INSS vai considerá-la este ano?
A prova de vida é um procedimento obrigatório anualmente, mas será que o INSS vai considerá-la este ano? / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona a prova de vida?

A princípio, a prova de vida é um procedimento adotado por instituições financeiras, principalmente o INSS, para confirmar que o beneficiário de aposentadorias, pensões ou outros auxílios está vivo, garantindo assim a continuidade do pagamento dos benefícios. 

Normalmente, os beneficiários precisam comparecer pessoalmente a um banco ou usar meios digitais para realizar a comprovação.

O que acontece se eu não fizer a prova de vida?

Entretanto, se a prova de vida não for feita dentro do prazo estabelecido, os pagamentos podem ser suspensos temporariamente até que o beneficiário regularize sua situação. 

Isso é feito para prevenir fraudes e pagamentos indevidos, assegurando que os recursos cheguem às pessoas corretas.

INSS alivia para pensionistas e aposentados

Recentemente, o instituto confirmou que os benefícios não serão suspensos por falta de prova de vida presencial

A iniciativa vem como um respiro para os idosos que enfrentavam a incerteza diante da necessidade de realizar a prova de vida em meio a desafios como a pandemia

Dessa forma, o INSS destaca que a procura por atendimento nas agências se intensificou após o envio de comunicados a segurados nascidos em janeiro e fevereiro, cujos dados não foram validados. 

Contudo, a instituição assegura que está adotando uma abordagem mais humanizada e eficiente, buscando a comprovação de vida ativamente, sem causar transtornos aos beneficiários.

Saiba mais: Aposentadoria SUSPENSA no Meu INSS? Entenda!

Mantenha seus dados sempre em dia

Além disso, o INSS enfatiza a relevância de os segurados manterem seus dados sempre atualizados para facilitar a identificação e evitar complicações no recebimento dos benefícios. 

A instituição também está trabalhando para ampliar o cruzamento de informações com outros órgãos governamentais, visando a uma maior eficácia na validação dos dados dos beneficiários.

Fique tranquilo em relação à prova de vida!

Essa medida do INSS é um exemplo claro de como a sensibilidade às necessidades dos idosos e a adoção de tecnologias podem resultar em soluções que garantem não apenas a segurança dos benefícios, mas também a tranquilidade dos aposentados e pensionistas. 

Ao mesmo tempo, reforça a importância de uma gestão de dados eficiente e atualizada para o funcionamento harmonioso dos serviços sociais.

Calendário do INSS em fevereiro

Por fim, neste mês os beneficiários estão perto de receberem os pagamentos referentes às pensões e aposentadorias do INSS. Veja abaixo!

Um salário

Antes de mais nada, recebem os pagamentos primeiro aqueles que têm acesso aos valores semelhantes ao piso salarial federal: 

  • NIS com final 1: 23 de fevereiro;
  • NIS com final 2: 26 de fevereiro;
  • NIS com final 3: 27 de fevereiro;
  • NIS com final 4: 28 de fevereiro;
  • NIS com final 5: 29 de fevereiro;
  • NIS com final 6: 1 de março;
  • NIS com final 7: 4 de março;
  • NIS com final 8: 5 de março;
  • NIS com final 9: 6 de março;
  • NIS com final 0: 7 de março.

Acima de um salário

Por último, mas não menos importante, o INSS paga os valores para quem recebe mais do que um salário mínimo:

  • NIS com finais 1 e 6: 1 de março;
  • NIS com finais 2 e 7: 4 de março;
  • NIS com finais 3 e 8: 5 de março;
  • NIS com finais 4 e 9: 6 de março;
  • NIS com finais 5 e 0: 7 de março.

Veja mais: Não concorda com o valor que recebe do INSS? Aprenda a pedir a revisão da aposentadoria!