INSS se obriga a fazer alteração e 1 MILHÃO de brasileiros são afetados

Para melhorar o funcionamento da concessão dos benefícios, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promoveu algumas mudanças que podem afetar os beneficiários.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) funciona como uma autarquia do governo federal brasileiro que está vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência, que por sua vez é responsável por receber as contribuições mensais que são feitas pelos trabalhadores por meio do Regime Geral da Previdência Social. 

A Previdência Social, por sua vez, realiza o pagamento dos benefícios para os segurados do INSS, como o auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão, por morte, salário-maternidade, aposentadorias, auxílio-reclusão e também  os benefícios que estão presentes no núcleo das Atividades Exclusivas de Estado. 

Recentemente, cerca de um milhão de segurados do INSS foram afetados por uma mudança promovida pela autarquia. Portanto, confira a seguir o que mudou e como os beneficiários poderão ser afetados. 

INSS deve acelerar a fila de espera para a concessão dos benefícios. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

INSS é obrigado a fazer mudanças drásticas e afeta segurados

Atualmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos principais órgãos públicos do Brasil e destina os seus benefícios para os trabalhadores que realizam as contribuições mensais para a autarquia. Nos últimos dias, mais de um milhão de beneficiários foram afetados e o INSS se viu obrigado a promover uma grande mudança para que o terror dos beneficiários chegasse ao fim. 

O INSS anunciou o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), em conjunto com o governo federal, com o objetivo de diminuir as grandes filas de espera que estavam aguardando a concessão dos benefícios, que no momento já chegam a 1,8 milhão de solicitações que estão aguardando a análise.

Devido ao grande terror dos beneficiários em relação ao atraso na aprovação dos benefícios do INSS, o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social que havia sido aprovado por uma Medida Provisória, já está concedendo uma série de ações para que fosse possível diminuir as filas de espera, como a ampliação do número permitido de processos para cada servidor, que foi de seis para 15. 

Vale ressaltar ainda que o programa está previsto para atuar nos próximos nove meses, havendo a possibilidade de que seja prorrogado por mais três meses. De acordo com o presidente do INSS, serão priorizados os pedidos que estejam esperando por um período maior que 45 dias. 

O programa ainda adotou o aumento da automação na análise dos processos, de forma que cerca de 30% dos casos passaram por uma avaliação automática, ou seja, que não necessita de um servidor para o serviço. Com isso, os  servidores poderão focar nos atendimentos que possuem um nível maior de complexidade. 

INSS pretende contratar novos servidores

Ainda está sendo avaliada uma medida de contratação de novos servidores para que seja possível dar conta da grande demanda de solicitações. Para isso, a ideia é promover um concurso similar ao que foi realizado no último ano, onde três mil pessoas foram aprovadas para cobrir as vagas do INSS. Isso porque, atualmente, a autarquia conta com somente 8,5 mil trabalhadores que atuam nos serviços de análise. 

Saiba mais: LIBERADO: confira a lista completa com todas as doenças que podem GARANTIR uma aposentadoria do INSS