INSS: Queda de até 40% no pagamento da aposentadoria? Entenda!

Aposentadoria do INSS passa por alterações; leia mais!

O INSS possui a responsabilidade de fazer os repasses dos valores das aposentadorias e pensões a milhões de segurados do Instituto. Atualmente, a maior parte das pessoas que são seguradas do Instituto Nacional do Seguro Social recebem o equivalente a um salário mínimo. Com relação à aposentadoria, especificamente, há novidades.

Dessa maneira, a Reforma da Previdência trouxe diversas modificações na aposentadoria. Além de alterar as regras para se aposentar, regras as quais têm sido colocadas em prática de forma progressiva, a Reforma também pode trazer uma queda de até 40% no valor das aposentadorias. Mas de que forma? Veja mais a seguir.

INSS: Queda de até 40% no pagamento da aposentadoria? Entenda!
Aposentadoria do INSS pode ter queda com mudanças / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência teve a sua aprovação concedida em 2019. De lá para cá, novas regras passaram a valer, as quais modificaram o cenário da aposentadoria para os trabalhadores. Uma das mudanças diz respeito às regras para se aposentar por idade pelo INSS. 

Assim, nos últimos dias diversas notícias a respeito da possibilidade de haver uma queda de até 40% no valor da aposentadoria circularam nas redes. Isso pode ocorrer por conta do cálculo da aposentadoria por idade, que teve alteração e nova forma de ser visto.

Logo, essa é também uma das principais alterações propostas pela Reforma. Agora, para os homens se aposentarem por idade, é necessário que a idade mínima seja de 65 anos, e que as contribuições tenham ocorrido por um período mínimo de 20 anos. Por outro lado, para as mulheres será preciso ter uma idade mínima de 62 anos e um período mínimo de contribuição equivalente a 15 anos.

No entanto, de acordo com uma das mudanças, a remuneração referente à aposentadoria por idade passa a ser de 60%, com relação à média salarial. Essa porcentagem soma-se a 2% por cada ano trabalhado. Entenda melhor!

Veja também: NOVIDADE do INSS: Quem será beneficiado?

Queda de até 40% da aposentadoria pelo INSS?

Conforme a nova regra, quem se aposentar com o período mínimo de tempo de contribuição terá direito a 60% da média salarial. Assim, para conseguir se aposentar com 100%, será necessário que o homem contribua por 35 anos, enquanto a mulher, por 30. 

Dessa maneira, caso a pessoa deseje receber mais, também será preciso contribuir por mais tempo. Isso reflete em uma alteração na média salarial que as pessoas que cumpriram o período de carência do INSS receberam. De acordo com as estimativas, a previsão é de que a média salarial caia de 85% para 60%.

Como houve diversas alterações nas regras para se aposentar devido à Reforma da Previdência, recomenda-se ao trabalhador que busque auxílio de profissionais especializados na área caso tenha dúvidas.

Veja também: ATENÇÃO: Pagamentos do INSS iniciam esta semana, confira o CALENDÁRIO com todas as datas