INSS passará por nova SUSPENSÃO? Entenda a solicitação do governo e saiba o que está acontecendo

Quem é aposentado ou pensionista pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), infelizmente, vai receber uma péssima notícia. Confira todos os detalhes da decisão que afeta os segurados.

Sem sombra de dúvidas, o maior órgão previdenciário que possuímos em nosso país é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por meio do INSS, brasileiros que contribuem à esta instituição, vinculada ao Ministério do Trabalho, podem ter acesso a benefícios em forma de auxílios financeiros.

Os contribuintes do INSS conseguem, por exemplo, receber por meio do instituto diferentes auxílios, assim como pensões e aposentadorias. Tratando-se dos aposentados e pensionistas do INSS, os pagamentos e alguns benefícios podem ser bem diferentes dos demais.

E, recentemente, uma das vantagens fornecida a este grupo específico de pessoas acabou por chegar ao fim oficialmente. Entenda melhor o caso.

Entenda o que acontecerá com o órgão previdenciário. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que é o crédito consignado do INSS?

Como muitos já devem saber, os pagamentos para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social funcionam de uma maneira distinta. Isso porque, diferentemente dos pagamentos de auxílios que o órgão realiza, as pensões e aposentadorias são fixas.

No caso dos auxílios, existe um tempo limitado durante o qual os pagamentos podem acontecer. Geralmente, os depósitos são efetuados enquanto o contribuinte deve ficar afastado de suas funções no trabalho. Já no caso das pensões e aposentadorias, o benefício é pago regularmente para os beneficiários, sem um prazo exato para o fim dos pagamentos.

Para este grupo de pessoas, existem uma série de vantagens garantidas pela legislação brasileira. Por exemplo, muitas pessoas já conhecem o fato de que aposentados do INSS tem direito a receber atendimento preferencial em estabelecimentos.

Além disso, declarações de tributos, como do Imposto de Renda, também são facilitadas para estas pessoas. Mas, talvez, a vantagem mais significativa para os aposentados e pensionistas seja a oferta de crédito consignado.

Como é de conhecimento geral, o empréstimo consignado é a modalidade de empréstimo na qual os pagamentos das parcelas são descontados diretamente de valores que a pessoa possui em conta. No caso dos aposentados e pensionistas do órgão previdenciário, o crédito consignado realizava descontos nos pagamentos fixos dos benefícios dessas pessoas.

Veja também: Lista reúne todas as doenças que podem te APOSENTAR através do INSS

Os empréstimos serão suspensos para aposentados e pensionistas?

Recentemente, importantes instituições financeiros do nosso país, incluindo o Banco Central do Brasil, se reuniram para discutir esta modalidade de crédito oferecida aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social. Entretanto, a notícia pode não ser das melhores para os aposentados e pensionistas do INSS que planejavam pedir crédito através desta categoria de empréstimos.

Ao que tudo indica, inúmeros bancos brasileiros irão realizar a suspensão do crédito consignado especial para beneficiários do INSS. Instituições famosas como o Banco Itaú e o Banco Pan já confirmaram oficialmente que irão descontinuar esta modalidade de consignado.

Este fato se deu por conta da ordem do governo federal brasileiro para a diminuição da taxa de juros cobrada sobre este empréstimo. Como muitos já devem saber, os juros sobre estes empréstimos são justamente a forma com a qual essas instituições financeiras conseguem lucrar. Diminuindo a taxa que podem cobrar dos beneficiários do INSS, não há porque continuar fornecendo este tipo de crédito.

A taxa que será cobrada agora é de 1,7% ao mês. Embora outras instituições ainda não tenham realizado um pronunciamento, é de se esperar que mais bancos efetuem a suspensão do crédito consignado.

Veja também: Afinal, quem pode receber o NOVO AUMENTO do INSS? Veja se você está incluído