INSS: atenção, novas regras para concessão do auxílio-doença foram DIVULGADAS

Nem todos os segurados serão antendidos pelas novas regras do auxílio-doença; entenda como vai funcionar.

O INSS tem avançado nos serviços que presta aos cidadãos brasileiros. Um deles é possibilitar que os interessandos solicitem auxílios pela incapacidade temporária por meio da análise documental. Muitas pessoas acreditam que ainda é necessário ir até uma agência presencial, para fazer o requerimento, mas na verdade basta utilizar o celular ou o computador. É claro que tudo vai depender dos documentos e da situção de cada solicitante. Confira a matéria e entenda o assunto!

Entenda como solicitar o auxílio-doença do INSS | Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que é o auxílio-doença

Basicamente, o Auxílio-Doença é concedido aos trabalhadores que já não possem capacidade de trabalhar como antes. Assim, o segurado do INSS entra com a solicitação para receber o auxílio, mas para isso é necessário passar por uma perícia médica, para que o pedido seja plenamente validado.

A boa notícia é que agora o requerimento pode ser realizado pela internet. Uma das novas regras diz que os benefícios não serão concedidos por incapacidade acidentários, devido a acidentes trabalhistas ou doenças ocupacionais, por exemplo.

No app Meu INSS, os requerentes podem consultar as novas regras e demais informações sobre o auxílio-doença a distância.

Além disso, no próprio app, também é possível fazer o pedido do auxílio por meio da internet. O aplicativo Meu INSS pode ser baixado a partir do site: https://meu.inss.gov.br/.

Veja tambémAuxílio-doença do INSS tem novas regras para concessão: Saiba mais!

Como solicitar auxílio-doença na internet

Para solicitar o auxílio-doença digitalmente, é preciso instalar o aplicativo Meu INSS no celular, ou então acessar o portal online do governo pelo site: https://meu.inss.gov.br/. Nele, o segurado pode agendar uma perícia e preencher os dados que são solicitados ao cidadão.

Depois disso, basta escolher a alternativa “perícia inicial” ou até mesmo “novo requerimento”, para aquelas pessoas que já tinham perícia presencial agendada.

Logo depois, será exibida ao solicitante uma lista com os documentos exigidos para que seja feita a perícia a distância. Se as informações estiverem todas corretas, clique em “continuar”. O app também fará uma pergunta sobre a motivação da perícia, se trata de um acidente de trabalho ou outra situação. Depois disso, 0 s0licitante deverá adicionar o seu endereço para ter acesso às unidades que estão próximas à sua casa.

Caso não haja disponibilidade para perícia à distância na sua cidade, a concessão do auxílio fora do ambiente não será concedida.

Veja tambémNovo Valor do Auxílio Doença em 2022: Ajuste, regras e mais