INSS inicia final de semana com polêmica para beneficiários; confira!

A decisão do INSS a respeito da redução da taxa do consignado para os segurados do Instituto pode não ter tido reflexos positivos para todas as instituições; entenda melhor!

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – possui a responsabilidade sobre cerca de 36 milhões de segurados. Desse total, uma parte significativa pode contar com a possibilidade de solicitar o empréstimo consignado para segurados do Instituto. Essa modalidade de crédito é uma das mais procuradas devido às suas melhores condições, que envolvem taxas de juros mais baixas.

Recentemente, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) anunciou que haverá uma redução na taxa de juros desse consignado. Logo, sendo assim, ela passará de 2,14% para 1,70%. Contudo, essa decisão está tendo reflexos negativos no mercado financeiro, uma vez que diversas instituições financeiras e bancos anunciaram a interrupção do oferecimento do serviço.

INSS inicia final de semana com polêmica para beneficiários; confira!
Saiba mais sobre a polêmica envolvendo o INSS / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Decisão de Conselho do INSS pode ter causado polêmica

A decisão do CNPS foi anunciada no dia 13 de março, após uma votação que terminou com um parecer favorável de 12 votos contra 3, o que assegurou a medida de redução da taxa do empréstimo consignado do INSS. Além disso, a decisão também contemplou uma redução da taxa do cartão de crédito, que passou para a taxa máxima de 2,62%.

Por outro lado, a Federação Brasileira dos Bancos, a Febraban, lançou uma nota criticando a decisão final do CNPS. De acordo com a instituição, essa medida poderia gerar um efeito contrário do que o desejado. Dessa maneira, o que está ocorrendo é que vários bancos estão anunciando que não darão continuidade à oferta de crédito.

Dentre os bancos que anunciaram até o momento a interrupção dessa modalidade, estão o C6 Bank, o Mercantil do Brasil, Banco Pan, Itaú, Bradesco, Santander, Daycoval, Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Nem todos os bancos e instituições liberaram notas explicativas a respeito da decisão, enquanto outros lançaram. Em algumas notas, é possível ver que houve um anúncio de interrupção temporária do serviço para análise, seguindo as novas regras de taxas de juros.

Veja também: Se você NUNCA contribuiu com o INSS também pode receber auxílio mensal do Instituto: confira os requisitos

É possível que eles voltem a ofertar o empréstimo?

Como dito anteriormente, vários bancos e instituições comentaram que o bloqueio é apenas temporário, para análise. Isso pode ocorrer já que as novas taxas de juros podem impactar a política comercial das instituições. Pode ser que outros bancos e instituições ainda anunciem a mesma decisão nos próximos dias.

De acordo com nota da Febraban, os bancos que ofertam o empréstimo consignado do INSS não procuraram a instituição para reportar a interrupção definitiva do serviço.

No entanto, na mesma nota a Federação afirma que cada banco possui a sua política comercial no que diz respeito à concessão de crédito. Por esse motivo, não há motivo para procurarem a Federação para reportar quais linhas de crédito oferecerão ou deixarão de oferecer.

Além disso, vale a pena ressaltar que as estimativas indicam que mais de 85% da oferta de empréstimo consignado do INSS se concentra nos bancos privados.

Veja também: Quem NUNCA trabalhou de carteira assinada também pode se aposentar pelo INSS: veja como!