INSS estipula prazo máximo de 30 dias para segurados em análise apresentarem documentos: não perca seu benefício!

INSS está com novas regras para evitar fraudes.

O INSS está passando por um processo de inspeção atualmente. Ele tem observado e analisado todos os seus segurados, buscando suspeitas de fraude. Por esse motivo, é muito importante que aqueles que recebem através dessa modalidade fiquem atentos. 

De acordo com o órgão, as pessoas que forem convocadas para comprovar o motivo do recebimento, deverão apresentar documentos comprobatórios para a autarquia. Caso contrário, é possível que o pagamento seja cancelado ou suspenso. 

INSS estipula prazo máximo de 30 dias para segurados em análise apresentarem documentos: não perca seu benefício!
Processo antifraude do INSS – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

INSS cancela benefícios?

Recentemente o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) junto ao Ministério do Trabalho e da Previdência comentaram através de uma nova portaria sobre os prazos de resposta do órgão para seus beneficiários.
Com a nova inspeção realizada pelo INSS, algumas pessoas serão convocadas a apresentar alguns documentos que possam comprovar o recebimento, assim como vimos acima. A grande questão é que após o momento da convocação, uma carta chega pelo correio para o beneficiário. 

Assim, o cidadão terá 30 dias para apresentar sua defesa junto ao órgão. Caso esse processo não seja realizado, o benefício pode ser suspenso ou bloqueado. Porém, a portaria publicada traz informações sobre outra questão. 

De acordo com o novo documento, depois que o beneficiário apresentar todos os seus documentos para serem averiguados, a autarquia terá 30 dias para responder ao cidadãos. 

Depois desse tempo, mesmo que a análise das provas não tenha sido finalizada, será necessário desbloquear o pagamento do indivíduo. Esse processo acontecerá de maneira automática. 

É muito importante frisar que se a pessoa não realizar a entrega de sua defesa, essa regra não irá valer. 

Saiba mais: NUNCA contribui ao INSS, tenho direito a algum benefício? Confira as regras

Combatendo as fraudes 

Um dos grandes motivos para esse processo de averiguação ter iniciado foi o recente acontecimento envolvendo fraudes. Esse processo pode prejudicar bastante não só o órgão mas também as pessoas que ainda estão aguardando o pagamento dos benefícios. 

Uma investigação conduzida pela Polícia Federal conseguiu impedir uma fraude que custaria R$ 486 milhões em relação aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

De acordo com as informações comentadas pela polícia, o processo todo foi realizado sem que ninguém tivesse conhecimento. Isso porque os criminosos conseguiram invadir a conta de servidores do Instituto, mais especificamente, 29 trabalhadores. 

O diretor de tecnologia da informação do órgão, João Rodrigues da Silva Filho, o INSS é alvo de fraudes há anos. Por esse motivo, agora os especialistas começaram a intensificar a proteção da autarquia realizando parceria com outros órgãos.

Agora que as fraudes estão mais sofisticadas, é necessário tentar estar sempre a frente desse tipo de criminosos. Com isso, o setor público não pode ficar de fora da evolução da segurança digital. 

Pensando em tornar o processo de roubo de dados mais difícil, durante o mês de setembro, o INSS começou a distribuir diversos tokens que tem como objetivo aumentar a segurança dos dados do instituto. 

A partir de agora, as contas dos servidores terão três barreiras para conseguirem ser acessadas. A primeira delas é a senha pessoal do funcionário, em seguida haverá a verificação em duas etapas e para finalizar, o novo token de acesso. 

Veja também: Decisão do STJ pode alterar muita coisa para os segurado do INSS: entenda as mudanças