O Instituto Nacional do Seguro Social, ou simplesmente INSS, é um dos principais órgãos do governo brasileiro, e está sempre em contato com a vida de quem recebe benefícios como aposentadorias e pensões. Recentemente, o instituto anunciou que pode suspender esses benefícios por conta de uma atitude bem simples: a falta de movimentação.
Se o beneficiário fica sem receber ou movimentar o pagamento por mais de 60 dias, pode enfrentar a suspensão do benefício. Essa regra é especialmente importante para quem recebe via cartão magnético, ou seja, não usa uma conta corrente. Nesses casos, os valores acabam sendo devolvidos para o instituto. Mas calma! Se alguém tiver dificuldades de receber o pagamento, é possível designar um procurador para cuidar disso.
Como Funciona a Nomeação de um Procurador
Se o motivo para a nomeação do procurador for por problemas de saúde, por exemplo, é necessário apresentar um atestado médico que comprove a situação. O mesmo vale para quem estiver internado; nesse caso, a clínica precisa fornecer uma declaração.
Já quem planeja se ausentar por motivos de viagem deve apresentar uma declaração informando se a viagem será dentro do Brasil ou para o exterior, além de comunicar a duração da ausência. E não esqueça: a procuração precisa ser assinada para garantir que tudo esteja nos conformes.
Essas regras são para garantir que os benefícios cheguem a quem realmente precisa, evitando surpresas desagradáveis. Se você ou alguém que conhece é beneficiário do INSS, é bom ficar atento a essas orientações para não ter problemas com os pagamentos.