As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) se encerram nesta quarta-feira (30). Essa é uma ótima chance para quem quer ingressar no magistério público. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a prorrogação do prazo na última sexta-feira (25). E vale lembrar que as inscrições são feitas exclusivamente pelo Sistema PND.
Os pedidos de atendimento especializado, como para pessoas com deficiência, idosos, gestantes e lactantes, também devem ser feitos até o dia 30. Inclusive, pessoas trans podem solicitar ser tratadas pelo nome social. É importante ficar atento a essa data!
Essa prova, mesmo não sendo um concurso público, se tornou uma porta de entrada para muitos que desejam dar aulas. Estados e municípios podem usar a nota da PND como parte do processo seletivo para professores. Por conta disso, o exame tem sido chamado de “CNU dos Professores”, fazendo referência ao Concurso Nacional Público Unificado.
Quem pode se inscrever
Podem se inscrever os alunos que se formam em cursos de Licenciatura até 2025 e estão registrados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Para eles, a participação na PND é gratuita, sem taxa de inscrição. É só acessar o Sistema PND, preencher os dados e confirmar a inscrição.
Além dos alunos concluintes, todos os professores que possuem formação em licenciatura e querem participar de processos seletivos que aceitem a nota da PND também podem se inscrever. Isso é uma chance e tanto para quem busca uma oportunidade no ensino em 2026!
Pagamento da taxa
Para quem não se enquadra na isenção ou teve o pedido de isenção negado, o prazo para pagar a taxa de inscrição de R$ 85 vai até sexta-feira (1º). A Guia de Recolhimento da União (GRU) é gerada durante a inscrição e quem precisar reimprimir deve acessar o Sistema PND com login do Gov.br. O pagamento pode ser feito em bancos, casas lotéricas ou pelo aplicativo do banco.
O que é a PND?
A PND foi criada para melhorar a qualidade da formação docente e incentivar a realização de concursos públicos nas redes de ensino. O objetivo é atrair profissionais qualificados para o magistério público. Essa iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em 2024, que pretende beneficiar 2,3 milhões de docentes em todo o país.
No ano de 2025, 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, já participaram da pré-adesão à PND. Importante destacar que essa prova não substitui os processos seletivos que as redes de educação já têm. Os gestores poderão optar por usar a nota da PND como parte do processo de seleção, seja como etapa única ou avaliação complementar.
Prova
A prova será realizada no dia 26 de outubro, conforme o edital. A PND baseia-se na avaliação teórica do Enade das Licenciaturas e abrange cursos de 17 áreas de conhecimento, como:
1. Artes Visuais
2. Ciências Biológicas
3. Ciências Sociais
4. Computação
5. Educação Física
6. Filosofia
7. Física
8. Geografia
9. História
10. Letras – Inglês
11. Letras – Português
12. Letras – Português e Espanhol
13. Letras – Português e Inglês
14. Matemática
15. Música
16. Pedagogia
17. Química
Essa prova é uma oportunidade valiosa para quem deseja fazer a diferença na educação no Brasil.