Inscrições para o SiSU 2026 começam em 19 de janeiro: veja como participar
O Sistema de Seleção Unificada é a principal porta de entrada para universidades públicas utilizando a nota do Enem 2025.
Candidatos terão quatro dias para escolher opções de curso; resultado da chamada única deve ser divulgado na última semana de janeiro.
O Ministério da Educação (MEC) já definiu o calendário para quem deseja ingressar no ensino superior público no próximo ano. As inscrições para o SiSU 2026 (Sistema de Seleção Unificada) estarão abertas entre os dias 19 e 22 de janeiro. O processo é totalmente gratuito e realizado de forma online através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para participar, o candidato precisa obrigatoriamente ter realizado o Enem 2025 e não ter tirado nota zero na redação. Além disso, pessoas que fizeram o exame na condição de “treineiros” não podem concorrer às vagas, que são destinadas exclusivamente a quem já concluiu ou concluirá o ensino médio até o período da matrícula.
Nesta edição, o SiSU continua operando com o modelo de edição única, que seleciona alunos para cursos com início tanto no primeiro quanto no segundo semestre. Isso significa que os estudantes devem ficar atentos às opções de curso agora em janeiro para garantir sua vaga em qualquer período do ano.
Com a proximidade das inscrições, a recomendação é que os estudantes já comecem a pesquisar as notas de corte das edições anteriores e verifiquem quais universidades oferecem bônus regionais ou políticas específicas de cotas, que foram atualizadas recentemente pela Lei de Cotas.
Como funciona o processo de inscrição
Durante o período de inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso, indicando a ordem de preferência. É possível alterar essas opções quantas vezes quiser enquanto o sistema estiver aberto; o que valerá para a seleção final é a última escolha salva no dia 22 de janeiro.
Uma das ferramentas mais importantes do SiSU é a nota de corte parcial. Uma vez por dia, o sistema calcula a pontuação mínima necessária para estar entre os selecionados de cada curso, baseando-se no número de vagas e nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento.
- Dica: Acompanhe a nota de corte todas as noites. Se sua nota estiver muito abaixo do necessário para a primeira opção, você pode tentar mudar para um curso ou universidade onde tenha mais chances de aprovação.
Lembre-se que o sistema utiliza diferentes pesos para as notas do Enem dependendo da universidade. Um curso de Engenharia pode dar mais peso para Matemática, enquanto Medicina pode valorizar mais Ciências da Natureza. Essas informações constam no termo de adesão de cada instituição dentro do site do SiSU.
Cronograma completo do SiSU 2026
Ficar atento às datas é fundamental, pois o SiSU tem prazos muito curtos e não costuma haver prorrogação para as etapas de matrícula. Confira as datas principais:
- Inscrições: 19 a 22 de janeiro.
- Resultado (Chamada Única): 27 de janeiro (previsão).
- Matrícula dos selecionados: Final de janeiro a início de fevereiro.
- Manifestação de interesse na Lista de Espera: Logo após a divulgação do resultado regular.
Diferente de anos anteriores, os candidatos que forem selecionados em sua segunda opção não poderão mais participar da lista de espera da primeira opção. Por isso, a escolha estratégica de qual curso colocar em primeiro lugar é decisiva para o sucesso no processo seletivo.
Lista de espera e preenchimento de vagas
Para quem não for selecionado na chamada regular, ainda há esperança através da Lista de Espera. No entanto, a manifestação de interesse não é automática; o candidato deve clicar no botão correspondente dentro do portal do SiSU dentro do prazo estabelecido.
As convocações da lista de espera são feitas diretamente pelas universidades em seus próprios sites. É responsabilidade do aluno acompanhar essas chamadas extras, que podem ocorrer ao longo de todo o primeiro semestre de 2026.
Muitas vagas “sobram” porque alguns candidatos aprovados na chamada regular não apresentam a documentação correta ou desistem da vaga. Portanto, mesmo que você esteja algumas posições atrás na lista de espera, vale a pena persistir e monitorar as redes das instituições de seu interesse.
O SiSU 2026 promete ser muito concorrido, refletindo o aumento no número de inscritos no Enem. Estar bem informado e com os documentos prontos para a matrícula é o que separa o sonho da universidade da realidade da aprovação.