Inscrições para Celpe-Bras 2025 são até 15 deste mês

As inscrições para o exame do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2025/2 começaram nesta segunda-feira (4) e vão até 15 de agosto. Essa é uma ótima oportunidade para quem deseja comprovar sua fluência no português, uma língua rica e cheia de nuances.

Esse exame é uma boa escolha para estrangeiros que buscam validar seu conhecimento da língua e, assim, abrir portas para novas oportunidades profissionais ou acadêmicas no Brasil. Agora, se você tem interesse, saiba que é voluntário — ou seja, a participação depende somente de você.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar o Sistema Celpe-Bras. Durante esse processo, é necessário informar o país e o posto onde pretende realizar as provas, além de dados pessoais como número de passaporte ou documento de identificação válido, data de nascimento, e ainda fornecer um e-mail e telefone que estejam funcionando.

Um detalhe importante: quem desejar ser tratado pelo nome social ou precisar de atendimento especializado no dia do exame deve solicitar isso durante a inscrição, apresentando a documentação que comprove a necessidade desse suporte.

Taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição do Celpe-Bras 2025/2 será definido pelo posto onde a prova será aplicada, levando em conta os custos do exame no país. No Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sugere uma taxa de R$ 259. Já no exterior, a recomendação é que o valor equivalha a US$ 120, para instituições privadas ou vinculadas ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

A taxa pode ser paga entre o dia 4 e 20 de agosto, então é bom ficar atento a essa data para não perder a oportunidade.

Celpe-Bras

O Celpe-Bras é um certificado bastante respeitado e aceito em diversas universidades para quem quer ingressar em cursos de graduação ou pós-graduação, além de ser útil para empresas brasileiras que precisam comprovar a fluência em português. Outra função importante desse exame é na validação de diplomas de profissionais estrangeiros que desejam atuar no Brasil.

A validade do certificado e os requisitos de fluência exigidos variam de acordo com as instituições que o solicitam.

Provas

As provas do Celpe-Bras consistem em duas partes: a escrita e a oral. De acordo com o edital, elas serão aplicadas pelo Inep entre os dias 21 e 24 de agosto, tanto em postos no Brasil quanto no exterior.

As instituições aplicadoras incluem universidades, embaixadas, consulados e centros culturais, entre outros locais que promovem a língua portuguesa.

A parte escrita do exame tem a duração de três horas e conta com quatro tarefas de produção textual, que testam diversas habilidades no uso da língua.

Já a parte oral envolve uma interação cara a cara entre o participante e dois avaliadores, durante um tempo de 20 minutos. A proficiência é medida pelo desempenho em ambas as partes, proporcionando uma avaliação completa das habilidades dos participantes.