Concluintes de medicina e interessados em aprimorar suas carreiras podem se inscrever no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) até o dia 18 de julho. A inscrição é feita exclusivamente pelo Sistema Enamed.
As provas estão marcadas para 19 de outubro. Serão abordados conteúdos sobre clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental. É uma oportunidade importante para quem quer medir suas competências na área.
O Ministério da Educação (MEC) ressaltou que a avaliação seguirá critérios já estabelecidos pelo Enade, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e as legislações atuais que regulam a profissão médica. Os participantes enfrentarão 100 questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas igualmente entre as áreas de medicina.
Além das perguntas da prova, os participantes precisam preencher um questionário sobre sua formação e outro contextual. Ambos são obrigatórios, assim como um questionário sobre a percepção da prova.
O que você precisa saber
Participar do Enamed é requisito indispensável para quem se inscreveu no Enade sob a supervisão do coordenador do curso de medicina. Outros interessados também podem se inscrever voluntariamente, especialmente aqueles que pretendem usar os resultados em seleções para especialidades médicas no Exame Nacional de Residência (Enare).
O MEC tem como objetivos principais do Enamed: assegurar que os alunos tenham adquirido as habilidades e competências exigidas pelas DCNs. Além disso, o exame gera informações valiosas para melhorar a formação em medicina e elevar a qualidade da educação médica no Brasil.
Outro ponto relevante é que o Enamed busca unificar a avaliação do Enade com a prova teórica do Enare. Isso facilitará o acesso à residência médica e garantirá que médicos estejam prontos para atuar com excelência no Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, cria-se um padrão de avaliação que democratiza o ingresso nos programas de residência médica.