Inep prorroga prazo para pagamento da taxa de inscrição do PND

Participantes da Prova Nacional Docente (PND) têm um tempinho extra para garantir que a inscrição esteja em dia. Agora, a taxa de inscrição pode ser paga até a próxima quarta-feira, dia 6. Antes, o prazo era até 1º de agosto, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu ampliar essa data para incluir quem não se isentou do pagamento.

A boa notícia é que a data da prova continua marcada para 26 de outubro. O intuito desse exame, segundo o Inep, é avaliar o conhecimento e as habilidades dos professores e, assim, auxiliar na seleção para as redes municipais e estaduais de ensino. A prova pode ser utilizada tanto como etapa única quanto complementar em concursos e processos seletivos para profissionais da educação.

Além disso, nesta edição de 2025, aceitaram a participação 22 unidades da Federação e 1.508 municípios de todas as regiões do Brasil, sendo que 18 deles são capitais. Isso mostra o quanto a prova ganhou adesão e a importância que ela tem na formação de docentes no país.

Quem pode participar? Além dos estudantes que estão se formando e estão inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2025, qualquer pessoa formada em cursos de licenciatura que esteja interessada em participar de concursos ou seleções promovidos pela União, estados ou municípios pode fazer a prova. Muitos desses locais utilizam a PND como um critério de seleção na hora de admitir novos professores.

Entenda

O Inep criou a PND com um objetivo bem claro: melhorar a qualidade da formação dos professores. A ideia é incentivar a realização de concursos públicos e, assim, aumentar o número de docentes qualificados nas redes públicas de ensino. Essa iniciativa faz parte do programa "Mais Professores para o Brasil", que busca valorizar a profissão e trazer novas oportunidades para quem deseja lecionar.

A Portaria n.º 399/2025 define as regras e procedimentos para a aplicação da prova. O exame segue a mesma matriz da avaliação teórica do Enade para Licenciaturas, com foco nos cursos de formação docente, que foi ajustado desde a edição de 2024. A PND será aplicada anualmente, sempre voltada para os licenciados, reforçando a importância dessa avaliação na carreira dos professores.