Beneficiária que passou por ISSO receberá indenização do INSS; entenda o caso!

Saiba mais sobre o caso da beneficiária que vai receber indenização do Instituto Nacional do Seguro Social

Hoje em dia são aproximadamente 36 milhões de brasileiros recebendo benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social. São diferentes tipos de auxílios e pagamentos acontecendo mensalmente. 

A recomendação de especialistas, contudo, é que os beneficiários confiram sempre todas as regras. É assim, por exemplo, que uma beneficiária vai receber indenização do INSS em 2022. Entenda!

Indenização do INSS
Saiba mais sobre o caso da beneficiária que recebeu indenização do INSS (imagem: reprodução)

Receber indenização do INSS 2022

Primeiramente, é importante lembrar que cada beneficiário recebe seus pagamentos individualmente. Ou seja, os valores são disponibilizados de acordo com cada situação. 

É justamente por isso que muitas pessoas estão pesquisando sobre possíveis problemas no seu cadastro. 

Neste momento, por exemplo, uma beneficiária vai receber indenização do INSS no valor de R$ 2,5 mil. 

De acordo com as informações oficiais, esse caso específico é de uma indenização do INSS por danos morais. A cidadã de Marília, no interior de São Paulo, passou por um problema com seus dados cadastrais.

Veja também: Novas regras para aposentadoria do INSS são aprovadas? Idade mínima diminui?

Quem vai receber indenização do INSS?

Antes de mais nada, é importante lembrar que essa é uma situação atípica. Em outras palavras, não são todas as pessoas que vão conseguir ganhar esse tipo de processo. 

Contudo, a Justiça confirmou que a beneficiária vai receber indenização do INSS porque teve seus dados vazados. 

De acordo com informações da UOL, instituições financeiras usaram os dados da beneficiária para oferecer serviços e empréstimos. 

Isso aconteceu através de ligações de telemarketing – de empresas que tinham os dados internos do Instituto Nacional do Seguro Social. 

Indenização do INSS 2022

Finalmente, a decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o TRF-3, é que a indenização do INSS deve acontecer porque a culpa foi da instituição e do Dataprev. 

Como os dados da beneficiária foram vazados por esses órgãos, aconteceu o descumprimento das regras da Lei Geral de Proteção de Dados. 

E como receber indenização por danos morais do INSS? De acordo com especialistas, essa é uma situação atípica. Ou seja, nem sempre os dados são vazados por essas instituições. 

Ainda assim, caso você tenha provas de que isso está acontecendo, é possível entrar com processo junto a um advogado. Contudo, pesquise antes para saber se os honorários e o pagamento irão valer a pena.

Veja também: Saiba como desbloquear seu benefício do INSS para empréstimo consignado RÁPIDO