INACREDITÁVEL! Veja como evitar o FraudGPT, inteligência artificial que promete ajudar em golpes

A tecnologia foi longe demais e agora é possível conseguir ajuda da IA para aplicar golpes. Entenda.

A chegada do ChatGPT à internet foi um marco muito interessante dentro da tecnologia, pois as pessoas puderam ter contato direto com ferramentas de inteligência artificial. Infelizmente, assim como tudo na internet, começaram a surgir versões “malignas” da plataforma, como foi o caso do chamado FraudGPT.

Se você quer entender melhor do que se trata essa ferramenta, qual é sua proposta e quais os perigos que a envolvem, continue acompanhando a matéria a seguir para não perder informações importantes.

Confira o que é o FraudGPT e saiba dos riscos envolvendo a IA
Confira o que é o FraudGPT e saiba dos riscos envolvendo a IA / Foto: divulgação

Entenda o que é o FraudGPT

Embora o ChatGPT tenha sido uma sensação entre os usuários, trazendo facilidades para o dia a dia, como a possibilidade de facilitar os estudos e o emprego, houve também alguns contras. Desde o começo, a OpenAI, empresa responsável pela criação da plataforma, já informou sobre a possibilidade das inteligências artificiais serem utilizadas para fins criminosos.

Infelizmente, essa previsão não levou muito tempo para se concretizar. Embora grandes empresas de tecnologia tenham se empenhado através de grandes esforços para levantar barreiras de proteção como um meio de conter esse tipo de comportamento por parte das IAs, os criminosos cibernéticos também estão melhorando cada vez mais suas habilidades.

Com isso, surgiu recentemente o chamado FraudGPT, que é, em suma, uma ferramenta capaz de automatizar golpes, roubo de dados e hacking. Tudo começou quando um indivíduo anônimo começou a divulgar o FraudGPT nos fóruns de hackers mais conhecidos entre a comunidade. Segundo o próprio autor, a plataforma tem a capacidade de revolucionar a forma como os golpes online acontecem.

Basicamente, os interessados só precisam informar ao FraudGPT o que desejam que ele faça, assim como ocorre com outras operações de IA. Uma das possibilidades, por exemplo, é solicitar um texto persuasivo para convencer os clientes de algum banco grande a clicarem em um link, e-mail ou SMS malicioso. Diferente da inteligência artificial comum que não gera códigos maliciosos, o FraudGPT atua exatamente assim.

Veja também: Estes são os cartões de crédito SEM ANUIDADE mais interessantes do mercado atual; qual vale mais a pena?

Milhares de usuários já utilizam o programa

Ademais, vale ressaltar que, com o tempo, é muito possível que as funções do FraudGPT fiquem ainda mais refinadas, já que, assim como outras inteligências artificiais, ele tem a capacidade de se aprimorar. Pensando justamente nisso, os criminosos oferecem o serviço a partir de uma assinatura, não da compra definitiva do software. Isso também indica que o desenvolvedor do programa possui uma estrutura robusta para mantê-lo.

A saber, os interessados em adquirirem o serviço devem desembolsar, mensalmente, cerca de US$ 200, valor considerado bem alto quando comparado com outros programas maliciosos, como o WormGPT, que custava US$ 60 mensais.

De acordo com informações do próprio criador do FraudGPT, já foram realizadas mais de 3 mil contratações, algo que é extremamente preocupante para os usuários, no geral. Ao perceber alguma atividade suspeita, como links ou mensagens de texto de pessoas que você não conhece, evite clicar para abrir alguma página, especialmente se levar ao download de algum programa.

Veja também: ChatGPT está ficando ‘MAIS BURRO’? Saiba o que dizem os estudiosos