Imposto de Renda vai MUDAR? Haddad emite comunicado

Após a aprovação da Reforma Tributária, os tributos cobrados no Brasil devem sofrer alterações. Leia o texto abaixo para ver o que pode acontecer com o Imposto de Renda.

Sem sombra de dúvidas, um dos principais tributos que existem no país é o Imposto de Renda (IR). Por meio do IR, o governo federal consegue impedir crimes fiscais, e ainda consegue arrecadar receita para que investimentos relevantes acontecem aqui no Brasil. Todos os anos, dezenas de milhões de brasileiros participam do período de declaração do Imposto de Renda.

Mas, o tributo como conhecemos pode estar prestes a mudar radicalmente. Com a Reforma Tributária, é muito possível que o Imposto de Renda passe por alterações significativas. Sendo assim, continue a sua leitura para ficar por dentro dos pormenores e descubra se o IR realmente irá mudar.

Veja o que muda! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Confira detalhes a respeito do Imposto de Renda 2023

Como já indicamos anteriormente, o Imposto de Renda possui propósitos muito importantes para o país. Primeiramente, este tributo funciona como uma espécie de radar para a Receita Federal. Através dele, a Receita consegue cruzar dados e identificar quais contribuintes estão cometendo algum tipo de crime fiscal. Mas, não para por aí! Além disso, por meio do IR o governo também consegue arrecadar valores que são revestidos em investimentos. No ano passado, por exemplo, mais de R$1 trilhão foram acumulados através deste tributo.

E a edição de 2023 do Imposto de Renda foi com certeza uma edição histórica. Isso porque, inúmeras novas medidas foram implementadas no imposto. Foi nesse ano, a título de exemplo, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou uma nova isenção para o IR.

Agora, todo cidadão brasileiro que receber até 2 salários mínimos por mês não vai precisar mais declarar obrigatoriamente o Imposto de Renda. Além disso, atualmente os contribuintes que optarem por receber os valores via Pix vão ser prioridade na fila da restituição. Por fim, o tributo também bateu o seu record de contribuintes com quase 40 milhões de brasileiros participando.

Veja também: Imposto de Renda 2023: terceiro lote da restituição VEM AÍ e você pode estar APTO a receber

Entenda o que pode mudar no Imposto de Renda

O mês de julho ainda nem completou 20 dias e já está se mostrando ser bastante movimentado. Logo no dia 7 desse mês, a nossa Câmara dos Deputados aprovou oficialmente a Reforma Tributária. Explicando de uma forma mais breve e simples, esta reforma implica em mudanças diretas em nosso sistema tributário. Dessa forma, alguns impostos vão passar a operar de forma diferente, quanto alguns serão extintos de uma vez por todas.

E com isso, claro, o principal imposto brasileiro deve sofrer algumas mudanças também. De acordo com o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve sim ocorrer uma nova reforma para o Imposto de Renda. Na última terça-feira, dia 18 de julho, o ministro afirmou que o governo irá enviar uma proposta de reforma ao Congresso nacional. Entretanto, segundo Haddad, este projeto só deve ter a sua conclusão ao fim do ano.

Por enquanto, ainda não existem muitos detalhes a respeito das mudanças que a tal reforma deve provocar. Todavia, o ministro já adiantou um aspecto específico sobre o “novo Imposto de Renda”. Na ocasião, Haddad mencionou que o texto deve propor a desoneração nas folhas de pagamento.

Veja também: Notícia INCRÍVEL para brasileiros que NÃO informaram o Imposto de Renda