Imposto de Renda está prestes a beneficiar milhares de brasileiros com a ISENÇÃO: consulte!

Muitos brasileiros ainda estão com dúvidas a respeito da faixa de isenção do Imposto de Renda 2023. Veja mais detalhes sobre o funcionamento do tributo e não caia na malha fina!

Os cidadãos brasileiros devem estar mais atentos do que nunca, o período para prestar contas com o imposto mais importante do país já está aberto! As declarações do Imposto de Renda (IR) podem ser enviadas desde o dia 15 de março, e contribuintes de todo o Brasil devem prestar muita atenção para não se perder em meio às recentes mudanças do tributo.

Com o fim das declarações acontecendo em maio, é extremamente necessário ter certeza se você faz ou não parte do grupo de contribuintes do Imposto de Renda. Novas regras para a isenção do Imposto de Renda já estão valendo esse ano, então é necessário se atentar para elas.

Veja quem será contemplado. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saiba mais sobre o Imposto de Renda

A cobrança do Imposto de Renda acontece todo os anos no Brasil. O Imposto de Renda, assim como outros tributos no nosso país, serve para que o governo possa arrecadar grandes quantias para os cofres da União e, assim, realizar investimentos. Mas, além disso este imposto também é de alta significância para evitar que crimes fiscais aconteçam no país.

O período de declarações do Imposto de Renda costuma ser turbulento para muitos brasileiros. Isso porque as diferentes regras desse tributo podem acabar gerando confusões e inconveniências para boa parte da população, seja ela contribuinte ou não. Principalmente com relação a este ano, com diversas transformações acontecendo no imposto, é possível que mais dúvidas ainda possam surgir.

Mas, não se preocupe! O processo não é tão difícil quanto parece e, caso você ainda esteja confuso, vamos tentar ao máximo elucidar essas questões. De antemão, vamos primeiramente tratar das datas para o Imposto de Renda 2023. Como estabelecemos anteriormente, o período para envio das declarações já está aberto. O imposto desse ano teve seu início no dia 15 de março e acontecerá até o dia 31 de maio.

Com esse tempo maior, os contribuintes devem ter mais tempo para se dedicar às documentações. Mas, esse não é o único detalhe importante sobre o IR esse ano.

Veja também: É possível declarar o Imposto de Renda 2023 rapidamente usando APENAS o celular

Entenda qual será a faixa de isenção do IR

Muitos brasileiros ainda não sabem como funciona a faixa de isenção do Imposto de Renda para esse ano. Caso você não conheça o tributo profundamente, o IR não é obrigatório para todos os cidadãos do país. Isso porque muitos brasileiros não possuem rendimento o suficiente para ter que enviar a declaração. E para esse ano muitos fatores em relação à isenção devem sofrer mudanças.

Desde o início da campanha eleitoral, o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), expressou vontade em alargar a isenção deste tributo. Segundo o presidente, o ideal seria taxar grandes fortunas brasileiras e assim poupar o brasileiro que possui rendimentos menores.

Embora a intenção original fosse subir o teto da isenção para pessoas com rendimento mensal de R$5 mil, este valor ainda não teve aprovação. Assim, a nova isenção passa a ser de 2 salários mínimos mensais, seguindo o reajuste salarial de Lula que eleva o valor do salário mínimo para R$1.320,00.

Entretanto, é importante notar que a Receita Federal irá aceitar essa nova isenção apenas para as declarações referentes ao rendimento que contribuintes conseguiram obter durante o ano de 2023, ou seja, a nova faixa será válida para as declarações enviadas a partir do próximo ano.

Veja também: 5 dicas para você AUMENTAR o valor da restituição do Imposto de Renda