Imposto de Renda 2023: aprenda a baixar o PROGRAMA da DECLARAÇÃO e veja como utilizá-lo

Os cidadãos brasileiros já podem acessar o aplicativo oficial da declaração do Imposto de Renda 2023 e atentar-se ao prazo necessário para regularizar-se mediante à Receita Federal.

O ano de 2023 já está chegando ao meio de seu terceiro mês e, com isso, a data para a declaração obrigatória do Imposto de Renda está cada vez mais próxima. Isto é, em breve os cidadãos brasileiros deverão enviar à Receita Federal a declaração sobre a renda do ano anterior.

Neste sentido, considerando a chegada do prazo necessário para o envio da declaração obrigatória do Imposto de Renda, a Receita Federal acaba de lançar um novo aplicativo que tende a facilitar o processo. Melhor dizendo, os cidadãos poderão utilizar a versão para dispositivo móvel e para computador.

Assim sendo, vale conferir como funciona o novo aplicativo e qual o processo necessário para utilizá-lo na hora do envio da declaração do Imposto de Renda 2023 e, assim, evitar inadimplências.

Programa
Processo para envio da declaração anual / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Imposto de Renda é obrigatório

Antes de mais nada, é extremamente necessário entender quem será, de fato, obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2023. Essa menção é importante visto que grande parte dos cidadãos ainda segue na dúvida sobre quem precisa ou não enviar a declaração, ainda mais considerando a chegada do prazo estipulado pela Receita Federal.

Bem, de forma simples e breve, vale dizer que a declaração é obrigatória para todos os indivíduos que recebem acima do valor imposto pela tabela da Receita Federal, porém, esse não é o único critério que determina e seleciona os grupos obrigatórios.

Na verdade, para melhor entender, todo indivíduo que recebeu valores acima de R$ 22.559,70 em 2022 deverá realizar a declaração obrigatoriamente. Porém, além disso, é importante frisar que aqueles indivíduos que passaram para a condição de residentes no Brasil em qualquer mês (e permaneceu nessa condição até o dia 31 de dezembro de 2022) também deve enviar a declaração.

Além disso, grande parte dos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem obter a isenção do Imposto de Renda, porém, a declaração ainda é obrigatória. Ou seja, é necessário declarar a renda anual recebida.

Veja também: Entenda o que é a declaração PRÉ-PREENCHIDA do Imposto de Renda e quais são as suas vantagens

Saiba como utilizar o novo aplicativo

Assim como mencionado no tópico anterior, a Receita Federal liberou na manhã do dia de hoje um novo aplicativo que tende a facilitar a declaração do Imposto de Renda. De forma simples e geral, o aplicativo poderá ser acessado através dos computadores e dos dispositivos móveis dos cidadãos brasileiros.

Dessa forma, o processo necessário para utilizá-lo é um tanto quanto simples. Isto é, basta acessar a página oficial de download (bityli.com/gceyY). Em seguida, o processo consiste em preencher os campos com os dados solicitados e as informações necessárias.

Por outro lado, aqueles que preferirem também podem optar pela declaração através do site oficial do Imposto de Renda 2023 (bityli.com/XNmd05). É necessário pontuar que o site e o aplicativo em questão são completamente seguros, visto que são regulamentados pela Receita Federal.

Ademais, é extremamente pertinente mencionar que a declaração ainda não está aberta. Isto é, o prazo para envio da declaração do IR será entre os dias 15 de março e 31 de maio. Porém, os cidadãos interessados já podem antecipar-se e acessar os canais em questão.

Veja também: Especialista revela como AUMENTAR o valor da RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda; saiba tudo