Seguro do iFood pode pagar até R$ 1.500 de INDENIZAÇÃO para entregadores que se lesionarem

A plataforma oferece um seguro gratuito em casos de acidentes pessoais desde 2019. E, a partir de 2021, esse seguro também passou a cobrir casos de lesão temporária, o que foi uma iniciativa pioneira no setor de delivery. Isso significa que, se um profissional se machucar durante o seu trabalho e precisar se afastar temporariamente, poderá receber uma indenização.

Segurados podem contar com esses benefícios. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

O seguro

Essa atitude mostra o compromisso do iFood em cuidar dos entregadores e garantir a segurança e o bem-estar deles. Afinal, são esses profissionais que estão ajudando milhões de pessoas a receberem suas refeições diariamente, o que ficou bem nítido nos tempos da pandemia. É uma forma de retribuir o esforço e dedicação desses trabalhadores, proporcionando um suporte financeiro em casos de lesões temporárias.

Esperamos que essa medida também possa incentivar outros aplicativos de entrega a adotarem políticas semelhantes, visando à proteção e segurança dos profissionais. Afinal, a entrega de alimentos se tornou um serviço essencial nos dias atuais, e os entregadores são fundamentais para o funcionamento desse setor.

Delivery de Vantagens

O programa “Delivery de Vantagens” do iFood conta com os seguintes benefícios:

(Imagem: Reprodução)

Na ocorrência de acidentes pessoais, o seguro fica estipulado da seguinte maneira:

  • Seguro de vida em caso de morte acidental (até R$ 100 mil) e auxílio funeral (R$ 5.000);
  • Lesão temporária (até R$ 1.500 de indenização com o  afastamento igual ou superior a sete dias) ou invalidez permanente (até R$ 100 mil);
  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas provenientes do acidente (até R$ 15 mil), via reembolso ou rede credenciada.

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Como acionar?

O entregador ou a entregadora que se acidentar poderá acionar o sinistro pelo aplicativo do iFood e, caso ainda haja alguma duvida, entrar em contato via WhatsApp no número (11) 93488-0672. É possível também acionar o seguro neste link: http://sinistrosifood.parceiroseguro.com.br.

Para quem não tem muita intimidade com o mundo virtual, existe a opção de atendimento telefônico pelo número 0800 725 2144. O número funciona todos os dias, 24h por dia. Nele é possível acompanhar o status e andamento da sua solicitação. Familiares do acidentado também podem acionar o seguro por telefone ou pelo site informado acima.

Luta por direitos trabalhistas

Desde que o iFood ganhou força no Brasil, o trabalho de entrega de comida ganhou um novo protagonismo. Com o crescimento do setor, tornou-se comum vermos pelas ruas os entregadores de bicicletas, motocicletas e até mesmo a pé, com suas mochilas de entrega. Porém, por trás dessa imagem de praticidade e agilidade, há uma luta constante dos entregadores por direitos trabalhistas.

Um dos principais pontos acalorados entre os entregadores e o iFood é a questão da formalização do trabalho. A empresa alega que seus entregadores são autônomos e, portanto, não têm direito a reconhecimento de benefícios trabalhistas. Já os entregadores argumentam que são verdadeiros empregados e, por isso, deveriam ter acesso a férias remuneradas, 13º salário, entre outros direitos.

Podemos considerar que o Programa Delivery de Vantagens é um pequeno passo na direção que os trabalhadores tanto sonham. Se o delivery de comida é uma realidade cada vez mais presente em nosso dia a dia, é justo que os responsáveis por tornar isso possível também tenham seus direitos garantidos.

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