Idosos podem receber DIVERSOS benefícios do CRAS: conheça AGORA os seus direitos

O Cras é um centro de assistência social que oferece os mais diversos serviços e benefícios para a população de baixa renda, especialmente para as pessoas idosas. Confira!

O Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Brasil se caracteriza enquanto a unidade responsável por oferecer os serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica e vivem em áreas que apresentam risco social. 

Dessa forma, o Cras é a principal porta de entrada para os serviços disponibilizados pelo SUAS, de forma a possibilitar que um número de famílias possa ter acesso a proteção e assistência social. Para solicitar um benefício da unidade, é necessário que os interessados tenham renda familiar menor que 1/4 do salário mínimo para cada membro da família. 

Além disso, o que muita gente não sabe, é que o Cras oferece uma série de benefícios para as pessoas idosas. Portanto, confira a seguir alguns deles!

Cras oferece uma série de benefícios para idosos. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Benefícios oferecidos pelo Cras para as pessoas idosas 

Por meio do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), é possível ter acesso a benefícios como a serviços da assistência social. O órgão dispõe de uma série de benefícios e serviços para a população, especialmente para os idosos. 

Atendimento domiciliar

Para os idosos que não possuem condições de se deslocar até as unidades de atendimento do CRAS, ele oferece o atendimento domiciliar. Com isso, o idoso pode ter acesso a toda a assistência necessária sem precisar sair de casa. 

Auxílio para resolução de conflitos familiares

Outra assistência que o Cras oferece para os idosos é referente a resolução dos conflitos familiares. O órgão atua de forma auxiliar no fortalecimento de vínculos entre o a pessoa de idade e a sua família. 

Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para idosos 

O Cras disponibiliza ainda o Benefício de Prestação Continuada (BPC). No entanto, esse benefício é exclusivo para os idosos que tenham 65 anos ou mais. Apesar do pagamento ser feito pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a primeira inscrição para acesso ao programa acontece no Centro de Referência e Assistência Social.

O benefício é destinado para as famílias que tenham renda per capita de até 1/4 do salário mínimo, o que atualmente equivale a R$ 33o por pessoa. 

Bolsa Família

Os idosos de baixa renda também podem ter acesso ao benefício do Bolsa Família. Para isso, é necessário se inscrever no Cadastro Único, processo este realizado no Cras. Para ter direito a esse benefício, é exigido que o idoso que a família tem renda per capita de até R$ 218. 

Tarifa Social de Energia 

O Cras ainda oferece para os idosos de baixa renda o direito ao programa Tarifa Social de Energia, programa responsável por oferecer descontos na fatura de consumo de energia elétrica. 

Confira também: Brasileiros ficam INCRÉDULOS com o novo comunicado da CAIXA com relação aos empréstimos

Como ter acesso aos benefícios oferecidos pelo Cras?

A forma de ter acesso aos benefícios oferecidos pelo Cras de acordo com o serviço a ser selecionado. No entanto, em grande parte das vezes, é necessário ir até a unidade mais próxima para obter mais informações e também solicitar um dos auxílios citados acima. 

Saiba mais: ATENÇÃO, beneficiários do Bolsa Família: DESBLOQUEIO começa e MILHÕES de famílias VOLTAM a receber