Muitas pessoas passam uma vida inteira buscando a fórmula perfeita para viver mais e melhor. O nova-iorquino Roy Cohen parece ter encontrado a sua, já que, aos 101 anos, ele continua com uma lucidez impressionante e um ótimo estado físico.
Cohen, ex-CEO de uma empresa farmacêutica, compartilhou suas dicas em uma entrevista. Ele destaca a importância de alguns hábitos alimentares e o que devemos evitar para garantir uma longevidade saudável, tanto física quanto mental.
Um dos principais alertas de Cohen é sobre os alimentos ultraprocessados. Esses produtos industrializados podem sobrecarregar o organismo com substâncias inflamatórias e estão relacionados ao surgimento de doenças crônicas. Por esse motivo, ele evita refrigerantes, snacks industrializados e refeições congeladas, dando preferência a opções mais saudáveis.
Embora tenha crescido em uma fazenda onde a carne era parte da dieta, Cohen optou por excluir a carne vermelha da sua alimentação. Ele classifica esse tipo de carne como potencialmente prejudicial à saúde, porque, em excesso, pode elevar o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer. Além disso, ele defende que, mesmo levando em conta os nutrientes que a carne oferece, os riscos podem superar os benefícios.
Dieta mediterrânea: o segredo da longevidade de Roy Cohen
Outra chave para a longevidade de Cohen é a sua adesão à dieta mediterrânea. Ele faz isso há anos e, para ele, essa dieta tem sido fundamental para sua saúde. A base da sua alimentação inclui vegetais frescos, grãos integrais e peixes. Além disso, ele opta por utilizar óleos naturais, como o azeite de oliva, para substituir gorduras menos saudáveis.
Cohen também compartilhou com entusiasmo suas escolhas de lanches. Quando bate a fome, ele prefere uma fatia de couve-flor, cenoura ou um pimentão vermelho. Ele consome bastante repolho e saladas, pois acredita que isso o mantém em forma tanto mental quanto fisicamente. Para ele, essa abordagem não só traz benefícios à saúde, mas também é uma forma agradável de cuidar do corpo.