IBGE abre inscrições para vagas complementares: 133 oportunidades com salário de R$ 1,7 mil mais benefícios

Do total de vagas, algumas estão destinadas a pessoas negras ou pardas, ou com deficiência. Veja.

O IBGE abriu mais um processo seletivo simplificado complementar (PSS) para contratação temporária de profissionais que irão atuar no Censo 2022. As inscrições se encerram no dia 31 de Maio e devem ser feitas online, não sendo necessário pagar nenhuma taxa mediante o envio da ficha de inscrição.

Ademais, o candidato deverá enviar o formulário de candidatura para o endereço da Unidade Estadual correspondente à vaga desejada. Abaixo, saiba mais sobre.

Contratados irão atuar no Censo 2022. (Imagem: Divulgação).

Vagas complementares: IBGE

Como exigência, é necessário possuir o Ensino Médio completo. Aos colaboradores, serão pagos um salário mensal de R$ 1.700, além de auxílio alimentação e transporte. Suas responsabilidades incluem: tomar as providências relacionadas à contratação, prorrogação de contratos e demissão de recenseadores; cooperar na organização e gestão dos pontos de coleta, inclusive auxiliar na instalação e configuração de equipamentos de informática nos postos e loteamentos.

O prazo do contrato é de até 05 meses, com possibilidade de prorrogação. Além disso, o candidato selecionado deverá atuar por 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. A saber, serão 133 para agente censitário de administração e informática (ACAI). Do total, 14 são para pessoas negras ou pardas  e 3 para Pessoas com Deficiência (PcD).

Veja também: Harvard Business School oferta bolsas de estudo em cursos profissionalizantes: Aulas em português!

Processo complementar

A princípio, a abertura do PSS complementar é uma continuação da seleção iniciada por meio do Edital nº 08/2021. Ou seja, a seleção busca suprir as vagas das localidades que tiveram a listagem de candidatos aprovados completas, mas que tenham vagas disponíveis.

Desse modo, as contratações serão feitas conforme descritas nos termos da Lei 8.745, que permite a admissão de pessoal por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

Inscrições

Sendo assim, para inscrever-se, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição presente no Portal do IBGE. Em seguida, basta enviá-lo para o e-mail da Unidade Estadual do IBGE que abrange a localidade da vaga. Junto ao formulário, o participante deve anexar as cópias da sua documentação (identidade e titulação acadêmica). A análise dos títulos será de cunho classificatório.

Lembre-se: as inscrições se encerram no dia 31 de Maio e devem ser feitas online. E, não será necessário o pagamento de nenhuma taxa. Portanto, para mais informações e orientações sobre os processos seletivos – como Editais, inscrição, resultado da análise de títulos e resultado final – basta acessar o Portal do IBGE, disponível em: https://bityli.com/jEQZKo.

Veja também: ETECS reúnem 42.946 vagas em cursos técnicos: presencial e remoto