IA que FALA? Conheça o novo recurso da Meta capaz de IMITAR a sua voz e falar mais de 6 idiomas; chocante!

Novo software da empresa META se destaca por copiar a voz de qualquer pessoa! Novidade no mundo do IA também fala em mais de 6 idiomas.

IA que fala causa uma verdadeira revolução no mundo da tecnologia e da Inteligência Artificial! Recentemente, a empresa de tecnologia META – responsável por algumas das redes sociais mais populares da atualidade, como o Facebook, o WhatsApp e o Instagram – anunciou a criação de um inovador software de Inteligência Artificial com habilidades chocantes. Este “IA que fala” pode, inclusive, copiar a voz de qualquer pessoa!

E não é só isso: o programa também consegue dialogar em mais de 6 idiomas. Com o passar do tempo, a nova tecnologia deve se desenvolver ainda mais, criando diversos recursos interessantes para os usuários. Sendo assim, fica a dúvida: será que já é possível acessar o IA que fala na internet? E, ainda mais importante: o acesso é gratuito? Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre o novo empreendimento da META; confira.

Saiba tudo sobre o IA que fala! Foto: divulgação
Saiba tudo sobre o IA que fala! Foto: divulgação

Inteligência Artificial dá o que falar na internet

Em 2023, o desenvolvimento da Inteligência Artificial, definitivamente, é um dos assuntos mais importantes da internet. Desde o início do ano, conteúdos produzidos por softwares da área dão o que falar nas redes sociais.

A partir do final de 2022, o conceito de “inteligência artificial” passou a impressionar não somente os especialistas em tecnologia, mas também o público em geral. Essa popularização do IA foi proporcionada, primordialmente, pelo lançamento de ferramentas como ChatGPT para o público em geral.

No entanto, o desenvolvimento acelerado de algoritmos da área também acende um importante sinal de alerta para os experts no segmento. Ainda não sabemos, por exemplo, os efeitos que a Inteligência Artificial exercerá na democracia, na disseminação de conteúdos falsos em diversos segmentos que podem trazer reflexos reais para a vida das pessoas.

Veja também:  MILHARES de pessoas podem obter DESCONTO na conta de luz através de novo programa; veja como ele funciona

META cria software de IA que fala

Recentemente, a empresa META, liderada pelo executivo Mark Zuckerberg, anunciou a criação de um interessante software de Inteligência Artificial que tem até mesmo habilidades de fala. O IA que fala, na verdade, é o VoiceBox, um modelo bastante inovador que deve trazer desenvolvimentos importantes para o segmento tecnológico.

Chamado de “módulo generativo para fala”, o VoiceBox é um software de Inteligência Artificial com a capacidade de falar, editar falas, estilizar arquivos de áudio, traduzir conteúdos e até mesmo copiar a voz de outras pessoas.

O programa, nesse sentido, surge como uma interessante novidade para os profissionais da área de edição de áudio. No entanto, o desenvolvimento do software também pode ser encarado como uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo, a criação do IA que fala pode diminuir o esforço dos editores de áudio, e extinguir essa categoria profissional.

Afinal de contas, o software desempenha diversas funções que, atualmente, são realizadas somente pelos editores de áudio – como a produção de clipes de áudios, a edição de gravações, a remoção de ruídos e a inclusão de efeitos especiais.

Além disso, como citamos anteriormente, o VoiceBox trabalha em diversos idiomas. Atualmente, o algoritmo de Inteligência Artificial consegue traduzir conteúdos das seguintes linguagens:

  • Inglês;
  • Português;
  • Polonês;
  • Alemão;
  • Francês;
  • Espanhol.

Eventualmente, o VoiceBox também deve ser disponibilizado em outros idiomas, popularizando-se assim com usuários de todo o mundo. Uma estratégia parecida foi adotada pelo ChatGPT, que hoje em dia, se estabelece como o algoritmo de Inteligência Artificial mais famoso da internet.

Como funciona o VoiceBox?

Embora seja descrito como um simples “IA que fala”, o VoiceBox vai muito além disso. Como um modelo generativo de voz, o software tem a capacidade de criar sua própria voz e copiar o estilo de qualquer pessoa.

Com o desenvolvimento dessa interessante tecnologia, os softwares que utilizam o mesmo modelo poderão criar vozes originais, por exemplo, para assistentes virtuais (como a Siri, a Alexa e os GPSs de veículos) e para Personagens Não Jogáveis (NPCs) de games do metaverso.

A novidade também oferece ótimos recursos para pessoas com deficiência visual. Afinal de contas, com a progressão de modelos do tipo, indivíduos que sofrem com cegueira e outros problemas oftalmológicos poderão ouvir as mensagens dos amigos em suas respectivas vozes.

As funcionalidades do VoiceBox, e de outros softwares de inteligência artificial que adotam a mesma tecnologia, envolvem também a criação de ferramentas inovadoras para as milhões de pessoas que trabalham na área de edição de vídeo e áudio.

O que o IA que fala consegue fazer?

Além de falar e copiar as vozes de outras pessoas, o VoiceBox da META tem a capacidade de realizar diversas ações virtuais. Mostramos abaixo os exemplos mais importantes; confira:

  • Síntese de texto para fala em contextos específicos;
  • Edição de áudio;
  • Redução de ruídos indesejados;
  • Tradução de conteúdos em áudio;
  • Transferência de estilo entre idiomas;
  • Produção de amostras diversificadas de falas;
  • Criação de vozes originais;
  • Análise de problemas em conteúdos audiovisuais produzidos por Inteligência Artificial.

Apesar de já ter sido anunciado pela META, o VoiceBox ainda está em desenvolvimento, representando uma atualização importante na pesquisa da empresa sobre modelos generativos de Inteligência Artificial.

Em termos mais simples, o modelo deve ganhar recursos inovadores em breve. No entanto, estas novidades ainda não foram anunciadas, oficialmente, pela empresa de Mark Zuckerberg.

Veja também:  Nova DECISÃO da Receita Federal pode ser um grande INCENTIVO para o home office no Brasil; mais empregos vão surgir?

IA que fala já está disponível? É gratuito?

Infelizmente, pelo menos até o momento, o IA que fala da META ainda não está disponível na internet. Isto é, o site oficial do VoiceBox já está no ar, mas por enquanto, os usuários ainda não podem utilizar os recursos da ferramenta.

Até agora, o site oficial do VoiceBox apenas explica como o software funciona e cita suas principais funções. Ao que tudo indica, o lançamento “real” do IA que fala deve acontecer nas próximas semanas, ou no máximo, nos próximos meses.

Além disso, a META também não revelou se o IA que fala será gratuito ou pago. Possivelmente, o site adotará um modelo de ganhos que já se repete em diversos empreendimentos de Inteligência Artificial – no qual os usuários podem produzir uma quantidade específica de conteúdos gratuitos, e a partir deste limite, pagar uma assinatura para continuar usando as plataformas.