HORÁRIO DE VERÃO vai VOLTAR em 2023? Saiba tudo sobre o adiantamento dos relógios!

Horário de verão vigorou no país durante anos, mas esteve suspenso há um tempo. Em 2023, ele pode voltar? Entenda!

O horário de verão foi instituído no país pela primeira vez na década de 1930, ainda durante o governo Getúlio Vargas.

De acordo com os jornais da época, o objetivo era de economizar o uso da luz artificial, devido ao aproveitamento da luz natural. O horário de verão, embora já existisse desde então, não era uma prática regular, ou seja, que acontecia todos os anos.

Isso mudou em 1985, quando houve uma seca histórica. Como o sistema elétrico do Brasil é muito dependente das hidroelétricas para funcionar, e estas, por sua vez, dependem da água, o resultado foram inúmeros blecautes.

Logo, a partir desse ano, a adoção do horário de verão passou a valer em boa parte do país, todos os anos, durante os meses da primavera e do verão, quando há maior incidência da luz solar.

HORÁRIO DE VERÃO vai VOLTAR em 2023? Saiba tudo sobre o adiantamento dos relógios!
Saiba mais sobre o horário de verão / Imagem: Divulgação

Ele não é aplicado desde 2019

O decreto oficial que instituía o horário de verão no Brasil veio somente em 2008, no entanto, em 2019 um novo decreto extinguiu o aplicação dessa mudança. De acordo com o governo, que utilizou dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), não havia mais uma economia significativa de energia ao aplicar o horário de verão.

Conforme o relatório do instituto, embora haja uma maior redução do uso de energia durante o fim da tarde e início da noite, há um aumento do uso da energia no início da manhã. Por essa razão, os benefícios do horário de verão não eram tantos, do ponto de vista do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Veja também: Horário de Verão tem volta CONFIRMADA? Enquete mostra opinião dos brasileiros!

Quais são as vantagens?

Um dos principais pontos do horário de verão é economia de energia, já que, com os relógios adiantados em uma hora, as pessoas tendem a utilizar menos a energia no fim da tarde, ao voltar do serviço, por exemplo. Dados históricos mostram que a economia gira entorno de 4% a 5% anualmente, durante o pico.

Além disso, o horário de verão também impacta o consumo em restaurantes e bares, além de estimular o turismo. Como o dia fica ‘mais longo’, as pessoas tendem a permanecer por mais tempo nos locais comerciais ou em parques e praias, por exemplo.

Com isso, as pessoas podem aproveitar melhor os espaços públicos e privados que existem no país. A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) defende que o faturamento dos estabelecimentos aumenta durante esse período.

Horário de verão vai voltar?

Este ano o horário de verão não volta. Isso porque, se fosse para voltar, ele já deveria ter sido instituído e os órgãos responsáveis deveriam ter sido avisados. No próximo ano, no entanto, pode ser que ele retorne.

O presidente eleito para governar o país a partir do próximo ano, Lula (PT) postou em seu perfil no Twitter uma enquete para saber se os brasileiros gostariam do retorno do horário de verão. O resultado demonstrou que cerca de 66% dos brasileiros apoiam o retorno da medida.

Por enquanto, não há confirmações oficiais, portanto é necessário esperar por novas manifestações do próximo governo sobre o horário de verão.

Veja também: Afinal, as empresas deverão liberar os funcionários nos dias em que o Brasil joga na Copa?