Horário de Verão tem volta CONFIRMADA? Enquete mostra opinião dos brasileiros!

Medida implantada no Brasil nos anos 30 voltou a ser discutida após as Eleições 2022; entenda o que o período eleitoral tem a ver com o horário de verão.

Suspenso há três anos pelo Governo Federal, as Eleições 2022 trouxeram de volta discussões sobre o horário de verão. Este horário consistia na prática de adiantar os relógios em uma hora com relação ao horário padrão.

Essa mudança acontecia durante os meses de verão no Brasil. Ou seja, de dezembro a março. Com o fim do verão, todos os relógios voltavam a marcar a mesma hora. Mas, qual a relação das Eleições com o horário de verão? É o que vamos saber.

Horário de Verão tem volta CONFIRMADA? Enquete mostra opinião dos brasileiros!
Enquete movimentou as redes sociais com a opinião dos brasileiros sobre o horário de verão Imagem: Divulgação

Ideia do horário de verão

O objetivo do horário de verão é fazer com que as pessoas aproveitem mais a luz do dia durante essa estação do ano. O projeto faz com que haja mais luz durante as noites de verão para todos os brasileiros.

No Brasil, o horário foi implantado pelo então presidente da República Getúlio Vargas nos anos 30. Mas foi somente a partir de 1985 que o projeto foi aplicado, de fato. A medida seguiu sem interrupções até 2019, quando foi suspensa.

Apesar de a suspensão ter ocorrido no governo do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), a ideia havia sido estudada pelo ex-presidente Michel Temer.

Veja também: Brasileiros podem LIMPAR o nome e voltar a ter crédito; veja como isso é possível!

De onde surgiu o modelo?

Apesar de ter se popularizado no Brasil, o horário de verão foi idealizado pelo ex-presidente dos Estados Unidos Benjamin Franklin, em 1784. Na época, o modelo foi chamado de “projeto econômico”.

Benjamin Franklin defendia que todos os cidadãos norte-americanos deveriam se levantar mais cedo para trabalhar com o objetivo de economizar as despesas da luz de velas. A medida de Franklin ganhou proporção mundial até que, anos mais tarde, chegou ao território brasileiro.

Veja também: Relembre as regras do Bolsa Família: benefício vai VOLTAR em 2023?

Por que o tema voltou a ser discutido?

Nesta semana, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), abriu uma enquete em uma rede social perguntando se os brasileiros queriam a volta do horário de verão. A enquete movimentou a internet.

A votação aberta por Lula conta com mais de 2,2 milhões de votos, sendo pouco mais de 66% a favor do retorno do horário de verão.

Prós e contras

Apesar de não estar definida oficialmente a volta do horário de verão, as opiniões são diversas. Além dos brasileiros, é claro, há estudos que apontam prós e contras com relação a esta medida. Confira:

Estudos realizados há mais de 30 anos na Europa mostram que os relógios biológicos dos seres humanos não se ajustam ao horário de verão. Por isso, pode ser prejudicial à saúde. O ponto principal do estudo é que os ciclos de sono são interrompidos e que isso pode prejudicar o desempenho das pessoas.

Além disso, números oficiais do governo federal mostram que a economia no consumo de energia não foi relevante nos últimos anos. Isso aponta que a medida passou a ter pouca relevância para o setor.

Por outro lado, há vantagens com relação ao horário de verão. Um dos argumentos é de que a criminalidade diminui durante o período, já que as pessoas podem sair mais cedo do trabalho, da escola ou da faculdade, por exemplo.

Há ainda quem defenda a possibilidade de começar a se exercitar mais cedo, ganhando mais energia ainda mais cedo para enfrentar o dia de trabalho.