Por que homens choram menos? A resposta pode ser MAIS SURPREENDENTE do que você imagina

Muita gente acredita que os homens não choram muito apenas pelo bloqueio emocional, e apesar disso ser verdade, também existe uma explicação científica para esse impedimento.

Expor os sentimentos é algo extremamente importante para toda e qualquer pessoa do mundo. Colocar para fora o que a gente sente é indispensável para garantir uma boa saúde mental, o que também pode resultar em aspectos voltados à saúde física.

No entanto, chorar pode ser uma das coisas mais difíceis para parte das pessoas. Isto é, o choro funciona como uma forma de limpar a alma, garantindo que tudo que esteja preso dentro do coração e da mente possa ser jogado para fora. Porém, para chorar, é preciso permitir que o corpo transpareça tudo isso.

Dessa forma, todo mundo sabe que a grande maioria dos homens possui uma certa dificuldade para chorar. Isso pode ser explicado apenas por fatores que envolvem a masculinidade e o bloqueio emocional, mas também por uma questão científica do corpo. Curioso, né?!

Existe uma explicação científica do porquê os homens choram menos. Foto: divulgação

Chorar pode ser essencial para a mente e o corpo, de acordo com estudos

Antes de mais nada, é indispensável pontuar que o choro é uma das principais formas de alívio que a mente e o corpo encontram em comunhão. Isto é, como dito anteriormente, guardar os sentimentos não é algo nada saudável para qualquer pessoa.

De forma mais clara, quando uma pessoa deixa de colocar para fora aquilo que ela está sentindo, ela automaticamente passa tudo isso da mente para o corpo, e aí começam as questões físicas. O acúmulo de sentimentos pode até mesmo resultar em problemas voltados ao coração e a pressão arterial.

Tendo isso em mente, quando uma pessoa está cheia de determinado sentimento, seja de raiva, tristeza, saudade e/ou qualquer outra coisa do tipo, ela precisa colocar isso para fora. Assim, a mente envia os comandos para o corpo e o choro pode sair de forma involuntária ou não. Trata-se, portanto, de uma forma de “lavar a alma”, como muitos dizem.

Veja também: 7 alimentos que você deve PARAR de comer: motivos são INACREDITÁVEIS

Afinal, por que os homens têm dificuldade nisso

Primeiramente, ainda no momento atual, muita gente acredita que chorar é uma forma de demonstrar fraqueza, mas não é bem assim. Essa crença é ainda mais comum nos homens, que além de gostarem de aparentar que são as pessoas mais fortes do mundo, também não querem ter a masculinidade reduzida pelas lágrimas.

No entanto, apesar dessa crença prevalecer em muitos, a ciência explica que isso também pode ter uma explicação mais plausível, diretamente ligada à testosterona. Melhor dizendo, o alto teor de testosterona presente nos homens podem resultar em fatores capazes de inibir o corpo, considerando as questões físicas.

Essa possibilidade é dada em razão de alguns estudos que apontam duas vias de análise, sendo elas:

  1. Homens CIS que recebem medicamentos com menor índice de testosterona, como em tratamentos para câncer, por exemplo, tendem a chorar mais;
  2. Mulheres CIS que utilizam tratamentos hormonais à base de testosterona tendem a chorar menos.

Ademais, apesar da pesquisa ser extremamente interessante, é inevitável pontuar que os fatores culturais ainda são muito mais evidenciados e limitadores do choro em homens.

Veja também: ATENÇÃO: essas leis de trânsito estão fazendo muitos motoristas serem MULTADOS, cuidado