Hábitos de LIMPEZA que devem ser ABANDONADOS imediatamente

São costumes que devem ser deixados de lado para evitar sobrecarga, desmotivação, desorganização e problemas com outras pessoas que vivem no mesmo espaço.

Fazer faxina é algo necessário para manter a organização e limpeza dos ambientes em dia. Mesmo que as pessoas sejam cuidadosas, é inevitável sujar algo e ter que limpar, isso sem falar na sensação agradável que é ver tudo cheiroso, organizado e limpo. Mas nem todos os hábitos de limpeza são indicados.

Algumas atitudes e costumes que adquirimos fazem a faxina se tornar um verdadeiro problema, dificultando a limpeza dos locais e criando intrigas com as outras pessoas. Como cada pessoa possui seus hábitos, é difícil quando indivíduos com diferentes padrões convivem juntos e tentam manter a harmonia do ambiente.

Para evitar ter dores de cabeça e garantir que a limpeza seja de fato eficaz, a recomendação é abandonar determinadas atitudes. O primeiro passo da mudança começa por nós mesmos, por isso que devemos fazer uma autoanálise de nosso comportamento e também entrar em um consenso com as outras pessoas sobre a faxina ideal para ambas.

Hábitos de LIMPEZA que devem ser ABANDONADOS imediatamente
Aprenda a manter a organização, ter somente o necessário, dividir funções e ter uma rotina de faxina. Foto: Divulgação

Deixe estes hábitos de limpeza de lado

O primeiro hábito preocupante, que começa bem antes da faxina, é o de acumular coisas desnecessárias. A acumulação compulsória é até mesmo uma doença, com algumas pessoas com a forte tendência de guardar objetos que não usam há muito tempo pelo simples fato de que não conseguem desapegar deles e acham que vão ser úteis algum dia.

A acumulação favorece a desordem e torna a limpeza muito mais difícil de ser realizada e concluída. Manter apenas o necessário não apenas vai ajudar na faxina, como também proporciona um sentimento de leveza e desapego.

Ser perfeccionista também é algo que interfere diretamente na limpeza, tendo em vista que pessoas assim só aceitam fazer as coisas da forma como sabem. Querer deixar tudo impecável o tempo todo é cansativo, estressante e irritante. É muito mais prático focar as energias em manter a casa limpa de maneira eficiente do que se dedicar a faxina minuciosa e detalhista.

Veja também: OBCECADOS com limpeza: veja quais signos não SUPORTAM sujeira!

Para de fazer isso durante a faxina

Um dos maiores erros dos hábitos de limpeza é não estabelecer uma rotina para a realização das faxinas. Deixar a sujeira e desorganização acumular só vai dificultar o trabalho de limpar, gerando a sensação de sobrecarga, cansaço e desmotivação para fazer tanta coisa de uma só vez. A rotina de limpeza diária ou semanal mantém os ambientes sempre limpos e evita o acúmulo de sujeira, tornando a faxina mais fácil e rápida.

Outro erro crucial é o de não delegar funções durante a limpeza, é o famoso costume de querer fazer tudo sozinho para que fique bem feito. O sentimento de que você é o único responsável por manter os lugares limpos e arrumados é gerado pela falta de divisão das tarefas com as demais pessoas que dividem o mesmo espaço que você.

Esta é uma atitude que gera sobrecarga e impede de aproveitar o tempo livre com outras atividade ou mesmo para descansar. Aprenda a criar o hábito de delegar tarefas e dividir as responsabilidades da faxina com todos ao seu redor, promovendo o engajamento e tornando o processo mais rápido e menos pesaroso.

Veja também: Faxina e organização: esse signos são obcecados por LIMPEZA