Habilidades que MAIS chamam a atenção das empresas: se você tiver alguma destas, certamente será CONTRATADO

Quais são as habilidades mais visadas pelas empresas brasileiras na hora de contratar novos profissionais? Veja 4 talentos “secretos” que podem te ajudar na hora de encontrar serviço.

Habilidades que chamam a atenção das empresas – quais são as qualidades mais procuradas pelas companhias das mais diversas áreas? Essa é a grande dúvida de inúmeros brasileiros que desejam ingressar no mercado de trabalho, mudar de cargo, começar uma nova carreira ou garantir aquela tão sonhada recolocação profissional. Independente da área, o mercado está sempre em busca de trabalhadores qualificados.

Hoje em dia, empresas do mundo inteiro contam com alta demanda para a contratação de profissionais dinâmicos, modernos, versáteis e sempre prontos a desenvolver novas competências. Sendo assim, quais são as habilidades profissionais que mais chamam a atenção das empresas? Listamos abaixo 4 competências que podem te destacar no mercado de trabalho! Veja também como desenvolvê-las.

Habilidades que chamam a atenção das empresas – Curiosidade

Atualmente, a curiosidade é uma das qualidades mais visadas por empresas na hora de contratar novos profissionais.

Essa “curiosidade” também pode ser chamada de “vontade de apender”. Como citamos anteriormente, o mercado de trabalho está sempre em busca de profissionais versáteis, para os quais o conhecimento tradicional nunca é suficiente.

Um profissional curioso sempre pensa em novos empreendimentos e aprimoramentos para sua empresa, e por isso, sua atuação chama a atenção dos chefes e administradores, o que pode resultar em salários mais altos e crescimento na carreira.

Para desenvolver a sua curiosidade, não há segredo: basta estudar! Vale a pena estudar, inclusive, áreas pelas quais você não se interessa muito. Dessa forma, você poderá desenvolver novas habilidades e, com o passar do tempo, se destacar no mercado de trabalho.

A curiosidade também está relacionada ao conceito de “versatilidade”. Afinal de contas, no mercado de trabalho atual, marcado pela constante digitalização e universalização da economia, os profissionais devem saber “um pouco de tudo”, independente da área de atuação.

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Criatividade também chama a atenção das empresas!

Assim como a curiosidade, a criatividade também é sempre buscada pelas empresas para a contratação de novos funcionários.

Na verdade, a criatividade deve ser sempre combinada à curiosidade. Uma não existe sem a outra, e para quem deseja se destacar no mercado de trabalho, a melhor opção é usar as duas características.

A criatividade é essencial para quem trabalha, por exemplo, em áreas relacionadas ao marketing, ao comércio e às vendas. É preciso ter uma boa imaginação e pensamento livre para desenvolver novas estratégias de negócio, entender as necessidades do público, criar métodos pioneiros de divulgação e garantir o sucesso de produtos e empreendimentos.

Se você deseja desenvolver sua criatividade, uma dica interessante é fazer atividades que não se relacionam (necessariamente) ao segmento do seu trabalho.

Independente da área, as atividades artísticas são ótimas alternativas para o desenvolvimento da criatividade. Você pode, por exemplo, pintar quadros, aprender um instrumento musical ou se matricular em uma aula de teatro.

Dessa forma, as habilidades construídas por meio destas atividades artísticas poderão ser utilizadas no mercado de trabalho e na hora de procurar um novo cargo.

Comunicação objetiva também é essencial!

Hoje em dia, as habilidades de comunicação são essenciais para profissionais de TODAS as áreas – não somente dos segmentos artísticos, culturais, jornalísticos, publicitários e de Recursos Humanos.

Nos últimos anos, é importante lembrar, a maneira como nos comunicamos em sociedade foi altamente modificada pelas redes sociais e pelos aplicativos de mensagens.

Nesse sentido, surgiram novas formas de comunicação, tanto nas relações interpessoais quanto nas interações empresa-público.

Por isso, a boa comunicação está entre as qualidades que mais chamam a atenção das empresas no mercado de trabalho.

Uma pessoa com boas habilidades de comunicação consegue dialogar com qualquer público de maneira fluida, natural e respeitosa.

É importante não apenas se fazer entender, mas também respeitar as perspectivas, vivências e saberes dos interlocutores.

Para quem ainda está ingressando no mercado de trabalho, o desenvolvimento das habilidades de comunicação objetiva também é uma ótima sugestão.

Comunicação objetiva”, para quem não sabe, pode ser definida como um tipo de comunicação assertiva, direta e eficaz. Esse tipo de comunicação é uma exigência no mercado corporativo, tanto em relação ao diálogo interno (que acontece entre os profissionais das empresas) quanto na área do diálogo externo (que ocorre entre os profissionais das empresas e os clientes e investidores).

Porém, você não deve confundir a comunicação objetiva com grosseria e rispidez. Para encontrar o equilíbrio perfeito, é importante estudar também as principais técnicas da comunicação não-violenta.

Habilidades que mais chamam a atenção das empresas – Adaptabilidade

Como citamos anteriormente, o mercado de trabalho atual é marcado pela constante digitalização e universalização das cadeias produtivas.

Por isso, quem deseja se destacar no mercado de trabalho deve ser um profissional de alta adaptabilidade, sempre pronto para desenvolver novas competências e prestar serviços que, originalmente, não faziam parte de sua descrição de trabalho.

Profissionais adaptáveis são altamente visados por empresas das mais diversas áreas. Afinal, esses trabalhadores são “pau para toda obra”, destacando-se pela versatilidade.

Atenção! Você não deve confundir “adaptabilidade” com “subserviência”. Ser um profissional versátil e adaptável não significa aceitar todo tipo de ordem, colocar a vida social em segundo plano para atender a empresa, e deixar o chefe passar em cima de você.

Conheça os seus direitos, e não se esqueça de fazê-los valer! Se você está realizando trabalhos que vão além do seu cargo, ou que geram mais horas de serviço diário, vale a pena solicitar um aumento no salário ou uma remuneração adicional.

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Dicas extras para se destacar nas entrevistas de emprego

Agora que você já conhece as habilidades que mais chamam a atenção das empresas no mercado de trabalho, confira abaixo algumas dicas adicionais para se destacar em entrevistas de emprego (independentemente da área de atuação).

  • Pesquise: Antes da entrevista, pesquise sobre a área de atuação da empresa, os empreendimentos da companhia e os valores do negócio;
  • Vista-se bem: Mas não exagere! Na hora de escolher o traje para a entrevista, avalie o estilo da empresa (que pode ser mais formal ou descontraído);
  • Confie nas suas habilidades: Descreva suas competências com segurança e sinceridade;
  • Apresentação: A primeira impressão é a que fica. Por isso, é importante cumprimentar o entrevistador com firmeza e simpatia (mas cuidado para não ficar forçado);
  • Seja sincero: É bem melhor responder às perguntas do entrevistador com sinceridade do que apostar naqueles clássicos clichês de respostas.