Guia definitivo para usar o simulador de aposentadoria do INSS

Saiba como você pode simular com todos os detalhes como vai ficar a sua aposentadoria do INSS!

Você é daquelas pessoas que já estão preocupadas com o que vai acontecer no futuro financeiramente? Existem milhões de brasileiros que estão ansiosos em relação a isso e ainda não sabem qual é o melhor caminho. 

Por isso é importante dominar ferramentas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que podem ajudar. Existem, por exemplo, um simulador que pode ajudar a entender exatamente quanto tempo falta para cada tipo de contribuição. Saiba exatamente como usar essa opção e descobrir se você está próximo do tão merecido descanso do trabalho. 

Simulador aposentadoria
Saiba como fazer a simulação de aposentadoria do INSS rapidamente (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

É possível simular a aposentadoria do INSS?

A resposta é sim! Contudo, é importante ter um cuidado fundamental. Muita gente acha que só usar a calculadora é o suficiente e não é tão simples assim. 

O primeiro passo importante é que você saiba como está o seu CNI, o Cadastro Nacional de Informações Sociais. Esse é o site que traz todos os dados que serão usados na sua simulação. 

Ou seja, você precisa verificar se lá estão disponíveis todas as datas corretas de contratação, demissão, salários e todos os detalhes. 

Se você precisa corrigir alguma informação, é necessário contatar o INSS e os pedidos são analisados de forma preferencial – quando há solicitação de aposentadoria. 

Depois de ter certeza de que todas as suas informações estão no CNIS – que pode ser acessado pelo próprio Meu INSS – você pode usar a calculadora. 

Veja também: Aposentados pelo INSS há mais de 10 anos correm o risco de perder o benefício?

Passo a passo para fazer a simulação de aposentadoria do INSS

Vamos lá! Se você ainda não tem certeza se todos os dados estão disponíveis, siga o passo a passo a seguir. No seu cadastro do Meu INSS é possível conferir se todas as contribuições estão presentes ou não. 

O passo a passo para simular a aposentadoria pelo INSS fica assim:

  1. Acesse o site do Meu INSS: https://meu.inss.gov.br/ (quem preferir pode baixar o aplicativo); 
  2. Agora aperte em ‘Entrar com Gov.br’ e adicione seu CPF e senha; 
  3. Na barra de busca ‘Do que você precisa’ aperte em ‘Simular aposentadoria’; 
  4. Na parte de cima do site você verá todos os seus dados pessoais: se estiverem errados, peça a alteração clicando no lápis que fica à direita. Depois de alterar clique em ‘recalcular’; 
  5. Agora você vai ver o seu tempo de contribuição: clicando no desenho de lápis no canto direito, vai ver as contribuições feitas; 
  6. É possível, nesse caso, adicionar períodos que estão faltando, mas atenção: isso serve só para a simulação. A alteração oficial é feita no CNIS; 
  7. Pronto! Agora você vai ver a simulação de acordo com as regras anteriores e as atuais (depois de 2019). 

Calculadora de aposentadoria do INSS funciona?

Por fim, é importante lembrar que esse tipo de cálculo realmente funciona, mas você deve ter cuidado. 

Como dito anteriormente, nem todas as contribuições aparecem e podem haver alguns erros – ao seu favor ou contrários. Por isso é importante sempre buscar ajuda de um advogado ou especialista para lidar com esse tipo de cálculo. 

Veja também: Novo limite do INSS entra em vigor; veja taxas e simulação