ESTE grupo de brasileiros será EXCLUÍDO do pagamento do Bolsa Família em outubro

O Ministério do Desenvolvimento Social anunciou recentemente que o governo federal pretende bloquear diversos beneficiários do Bolsa Família ainda neste mês de outubro.

O governo federal brasileiro oferece uma série de benefícios sociais para a população de baixa renda, seja por meio de programas de transferência de renda ou assistência social, como é o caso do Bolsa Família. O benefício em questão foi criado por meio da Medida Provisória 132, que logo no ano seguinte se tornou lei. O responsável por instituir o programa foi Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que logo no ano seguinte se tornou lei. 

O programa de transferência de renda foi criado com o intuito de colocar fim ao ciclo geracional de pobreza e extrema pobreza que perpassa diversas gerações de famílias brasileiras. Para que isso seja possível, a Caixa Econômica Federal realiza transferências condicionadas mensais de saúde, renda e educação. Além disso, é necessário que os beneficiários mantenham os dados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) para ter acesso ao Bolsa Família. 

Neste mês de outubro, as parcelas do Bolsa Família começaram a ser concedidas em breve pela Caixa Econômica Federal e, de acordo com o governo federal brasileiro, um determinado grupo de brasileiros teve o benefício suspenso. Portanto, confira a seguir quem foram os afastados!

Grupo de beneficiários é excluído do Bolsa Família em outubro. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Grupo de famílias é excluído do benefício do Bolsa Família

O ministro Wellington Dias (PT), atual chefe do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), confirmou recentemente que o governo está pretendendo promover alguns novos bloqueios no repasse do Bolsa Família. O motivo para isso é a averiguação cadastral do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que tem o principal intuito de encontrar famílias que estejam com o cadastro irregular e também com os dados desatualizados. 

Vale ressaltar que o bloqueio do Bolsa Família obriga os segurados em situação de irregularidade a ir em busca de um ponto de atendimento do Cadastro Único para que seja possível reverter a situação do seu benefício. Dessa forma, as famílias que vierem a realizar o recadastramento serão desligadas no CadÚnico e, logo, perderão o acesso definitivo ao programa de transferência de renda e também a outros benefícios sociais. 

Ainda segundo os dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, as famílias que foram bloqueadas têm um período de 60 dias para realizar a atualização e evitar o cancelamento total do benefício. 

Confira também: Calendário do Bolsa Família de OUTUBRO: descubra exatamente quando cai o seu pagamento

Calendário de pagamentos do Bolsa Família de outubro

As parcelas do Bolsa Família costumam a ser pagas pela Caixa Econômica Federal nos últimos dez dias do mês e em outubro não será diferente. Além disso, o calendário de pagamentos é organizado por meio da ordem do dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários. 

A seguir, confira as datas em que o benefício do Bolsa Família será pago em outubro. 

  • NIS final 1: 18 de outubro;
  • NIS final 2: 19 de outubro;
  • NIS final 3: 20 de outubro;
  • NIS final 4: 23 de outubro;
  • NIS final 5: 24 de outubro;
  • NIS final 6: 25 de outubro;
  • NIS final 7: 26 de outubro;
  • NIS final 8: 27 de outubro;
  • NIS final 9: 30 de outubro;
  • NIS final 0: 31 de outubro.

Saiba mais: SAIU o calendário de outubro do Bolsa Família: ESSES beneficiários terão pagamento ANTECIPADO