Grande MUDANÇA no auxílio-doença do INSS é surpreendente; confira

Um dos principais benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social vem acompanhado de mudanças surpreendentes; veja mais

O auxílio-doença do INSS é um dos principais benefícios que a autarquia destina aos seus contribuintes. Em razão da necessidade de não perder a renda durante períodos de desamparo, é fundamental que exista esse tipo de seguro previdenciário. Pensando nisso, veremos tudo sobre a grande mudança no auxílio-doença do INSS e por que ela é tão surpreendente.

Para saber mais a respeito do que envolve esse benefício da Previdência Social e o que vai mudar, confira a leitura seguir.

Grande MUDANÇA no auxílio-doença do INSS é surpreendente; confira
Mudança brusca no auxílio-doença! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Seguros previdenciários

Através do INSS, uma série de seguros previdenciários chega para os brasileiros. O intuito é proteger os profissionais e seus dependentes em períodos de grande necessidade.

O auxílio-doença, por exemplo, se destina aos segurados que, em razão de acidente ou doença, ficam temporariamente incapacitados de exercer suas funções por mais de duas semanas.

Assim, para ter direito ao auxílio-doença, é necessário comprovar a incapacidade por meio de exames médicos e perícia realizada por profissionais designados pelo INSS. Além disso, exige-se que o segurado tenha contribuído para a Previdência Social por um período mínimo, conforme determinado pela legislação.

Desse modo, o benefício se torna vigente enquanto permanecer a incapacidade para o trabalho, e o segurado deve passar por avaliações periódicas para seguir comprovando as condições que deram origem à concessão do pagamento.

Por fim, a autarquia federal ainda oferece outros benefícios, como a aposentadoria por invalidez, pensão por morte, entre outros. Tais vantagens asseguram, portanto, a proteção social e financeira dos trabalhadores e suas famílias em situações incapacitantes, de falecimento ou idade avançada.

Com isso, tem sido possível proporcionar uma rede de segurança importantíssima, promovendo estabilidade e saúde emocional aos cidadãos de todo o país que contribuem com a Previdência Social.

Veja também: INSS: sofri ACIDENTE, posso receber algum SEGURO ou AUXÍLIO?

Grande mudança no auxílio-doença

Portanto, pelo fato de ser um dos benefícios previdenciários mais cobiçados pela população que fica sem condições de atuar profissionalmente, é preciso cumprir com seus requisitos criteriosamente.

Sendo assim, iremos expor aqui a grande mudança no auxílio-doença do INSS que exige muita atenção por parte dos brasileiros. Não perca nada do que vamos divulgar para você logo abaixo e fique por dentro de tudo que envolve este seguro previdenciário essencial.

Com a nova Portaria do INSS publicada no Diário Oficial da União, agora o processo de solicitação do auxílio ficou mais simples. Em outras palavras, é possível solicitar o benefício por incapacidade temporária de forma documental, sem passar por perícia. Logo, a Portaria veio para simplificar o processo.

Uma vez que muitas situações acabavam gerando acertos pós perícia ou existiam irregularidades, o novo texto veio para implementar o acesso simplificado ao benefício. Assim, caso haja divergências cadastrais do cidadão em CPF ou irregularidades entre INSS e Receita Federal, o Instituto poderá utilizar a base da Receita para fazer a regularização.

Por fim, a identificação do requerente para fins de pagamento do benefício por incapacidade temporária, que antes dependia da Previdência, agora será feita pelos bancos.

Saiba mais: 5 direitos SURPREENDENTES para os segurados do INSS; não perca!