Uma ponte recém-inaugurada em Bhopal, no coração da Índia Central, está dando o que falar. Recentemente, ela se tornou alvo de críticas e investigações devido a um erro estrutural alarmante: uma curva de quase 90 graus no seu trajeto principal. Orçada em cerca de US$ 2,3 milhões (200 milhões de rúpias), a ponte tinha a intenção de melhorar a mobilidade urbana, mas parece ter feito o contrário.
As redes sociais não perdoaram. Logo, imagens da ponte começaram a circular amplamente, levantando questionamentos sobre a segurança da obra. A curva, considerada totalmente inadequada para o tráfego intenso que a via deveria comportar, gerou desconfiança em relação às escolhas técnicas feitas durante a construção.
Curva perigosa vira escândalo nacional
Essa curva problemática rapidamente se transformou em um verdadeiro escândalo nacional. As críticas se alastra-ram e, em resposta, o governo de Madhya Pradesh, liderado pelo ministro-chefe Mohan Yadav, suspendeu sete engenheiros envolvidos no projeto, incluindo dois engenheiros-chefes. Um inquérito foi aberto para investigar também a atuação de um subengenheiro aposentado.
Responsáveis pela construção da ponte foram punidos
Além das suspensões, a construtora e o consultor de projeto que arcaram com a obra foram colocados na lista negra. Ambos foram acusados de apresentar um projeto estruturalmente falho. O engenheiro-chefe, VD Verma, se defendeu dizendo que a curva foi uma solução necessária devido a limitações de espaço e à proximidade de uma estação de metrô.
Com os ânimos acirrados, as autoridades de Bhopal estão considerando a possibilidade de adquirir novos terrenos para poder redesenhar a ponte, criando uma curva mais suave e segura. Com 648 metros de extensão, a ponte visava reduzir os atrasos em cruzamentos ferroviários e facilitar o trajeto de até 300 mil pessoas diariamente.
Por enquanto, essa obra polêmica se torna um símbolo das falhas no planejamento urbano e na engenharia da região.